Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TERATOLOGIA
O que são as malformações ou anomalias congênitas?

- As malformações ou anomalias congênitas são alterações ou defeitos estruturais ou funcionais presentes no momento do nascimento e originadas de uma falha na formação de um ou mais constituintes do corpo durante e desenvolvimento embrionário.

O termo "congênito" se refere às características adquiridas durante odesenvolvimento embrionário.
- Tais características podem ou não ser hereditárias.
- Sendo "constituintes do corpo” - os diferentes níveis de organização, desde o molecular até o orgânico.

Especificamente para os distúrbios congênitos, a parte da ciencia a que se dedica somente a ele denominada Teratologia. O estudo das malformações e a determinação de suas causas é de importânciamédica e econômica. A Teratologia aborda os distúrbios congênitos (presentes ao nascimento).
Feto diencéfalo, ou seja, com dois encéfalos. Devido ao nascimento de aberrações como esta é que surgiu a disciplina Teratologia (teratos = monstro; logia = estudo).
A Teratologia (teratos = monstro; logus = estudo) consiste no estudo das malformações congênitas, ou seja, das anomalias de desenvolvimento queprovocam alterações morfológicas presentes ao nascimento.
As alterações morfológicas, citadas no conceito, podem variar de uma formação defeituosa de um ou mais órgãos até a ausência completa destes.
Para se entender a origem das malformações, conceitos de Embriologia Humana devem ser considerados, entre eles, o de indução embrionária.
A indução embrionária consiste na capacidade de umtecido orientar a diferenciação e evolução de tecidos vizinhos. Assim, um grupo primário de células determina (induz) a multiplicação e a diferenciação de um segundo grupo celular, que por sua vez age em um terceiro, e assim sucessivamente. O desenvolvimento embrionário, pois, pode ser definido como uma série sucessiva de induções de ordem crescente, ou seja, em que há, a cada indução, influência deum grupo cada vez maior de células.
A seqüência dos processos de indução promove uma variedade morfofuncional das células embrionárias, que passam a se organizar em grupos conforme a sua semelhança. Formam-se, então, os tecidos, a partir dessa diferenciação (especialização) e crescimento celular. São traçados os primeiros esboços dos órgão do futuro ser nessa fase embrionária, denominada"organogênese". Na organogênese, é de crucial importância a migração celular. A atividade dinâmica dessas migrações é orientada pelos fenômenos indutores e, principalmente, pelo meio em que se encontra o embrião. Assim é que o efeito gravitacional, o gradiente de concentração do meio, oxigenação etc. são elementos determinantes na organização do ser.
Vemos aqui uma criança que, durante a organogênese,desenvolveu um segundo feto em seu abdômen.

Esta é uma foto com detalhe desse segundo feto.

Esse fenômeno é decorrente de Agentes Teratogênicos.

Os agentes teratogênicos - ou teratógenos - são os responsáveis pelo aparecimento das malformações. Podem ser de origem genética ou ambiental.
FATORES GENÉTICOS
a) fatores gênicos: envolvem a herança dos genes que causam a anomalia. Umexemplo de malformação oriunda desse fator é a polidactilia (o indivíduo apresenta mais de cinco dedos, principalmente nas mãos).
b) fatores cromossômicos: abordam as aberrações cromossômicas representadas pelo número anormal de cromossomos. Um exemplo seria a Síndrome de Down.
Paciente com síndrome de Down, distúrbio originário de fatores cromossômicos. Esse paciente exibe ainda língua geográfica, umprocesso em que há atrofia das papilas linguais

FATORES AMBIENTAIS
a) agentes infecciosos: um teratógeno desse tipo é o vírus da rubéola, cuja infecção, nas primeiras quatro semanas após a concepção, possui altos riscos de gerar malformações do tipo lesões cardíacas, microcefalia (encéfalo pequeno), retardo no crescimento etc.
Duas crianças gêmeas unidas (fusionadas) pelo tronco.
Esse...
tracking img