Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nervos espinhais

Os nervos espinhais têm origem aparente na medula espinhal e atravessam os buracos intervertebrais para se distribuem pelos territórios orgânicos a que se destinam.
São 31 pares, todos mistos, sensitivos e motores. Oito pares são cervicais, doze dorsais, cinco lombares e um coccígeo. Cada nervo espinhal é constituído por duas raízes, uma anterior e uma posterior.
Aanterior, ou motora, emerge da superfície ventral da medula espinhal como diversas radículas ou filamentos que em geral se combinam para formar dois feixes próximos ao forame intervertebral. Tem a sua origem real na substancia cinzenta da medula espinhal (parte no corno cinzento anterior e parte na porção anterior da zona intermédio-lateral); sai pelo sulco lateral anterior da medula espinhal, querepresenta a sua origem aparente.
A raiz posterior, ou sensitiva, é maior que a raiz ventral em tamanho e número de radículas; estas se prendem ao longo do sulco lateral posterior da medula espinhal e unem-se para formar dois feixes que penetram no gânglio espinhal. Tem origem real no gânglio espinhal e penetra na medula através do sulco lateral posterior que constitui a origem aparente,termina em parte no corno cinzento posterior, em parte na porção posterior da zona interméio-lateral e nos núcleos de Goll e de Burdach do bulbo. Logo por fora do gânglio espinhal, os dois tipos de raiz unem-se para constituir o tronco do nervo espinhal. Este tronco divide-se depois em quatro ramos:

● Ramo anterior, muito volumoso, misto, que inerva os músculos e a pelo dos membros das regiõesventrais do tronco e das regiões anterior e lateral do pescoço;
● Ramo posterior, mais delgado, também misto, distribui-se pela pele e pelos músculos da nuca e da parte posterior do tronco;
● Ramos comunicantes, que se distinguem em dois tipos, ramo comunicante branco e ramo comunicante cinzento, que podem estar fundidos num tronco único. Trata-se de pequenos nervos situados entre o nervo espinhal eo gânglio correspondente da cadeia látero-vertebral do ortossimpático;
● Ramo meníngeo, representado por um feixe nervoso de natureza visceral que, saindo do tronco do nervo espinhal, ou do ramo comunicante correspondente, ou do gânglio da cadeia látero-vertebral, ou de ambos, percorre o canal de conjugação, distribuindo-se pela dura máter, pelas paredes do canal vertebral e pelos vasos.
Apartir destas premissas, o nervo espinhal revela-se constituído por fibras motoras somáticas, por fibras efetoras viscerais, por fibras sensitivas somáticas e por fibras sensitivas viscerais.

Plexo cervical:

Formado pelos ramos ventrais dos quatro nervos cervicais superiores, inerva alguns músculos do pescoço, o diafragma e áreas da pele na cabeça, pescoço e tórax.
Cada ramo ventralanastomosa-se com o subsequente formando três alças de convexidade lateral (C1 com C2, C2 com C3 e C3 com C4). Dessas três alças derivam ramos que constituem as duas partes do plexo cervical (superficial e profunda).
A parte superficial é constituída por fibras essencialmente sensitivas, que formam um feixe que aparece ao nível do meio da borda posterior do músculo esternocleidomastóideo, ponto emque os filetes se espalham em leque para a pele na região circunvizinha, ao pavilhão da orelha, à pele do pescoço e à região próxima à clavícula.
A parte profunda do plexo é constituída por fibras motoras, destinando-se à musculatura anterolateral do pescoço e ao diafragma. Para isso, além de ramos que saem isoladamente das três alças, encontramos duas formações importantes que são a alçacervical e o nervo frênico.
A alça cervical é formada por duas raízes, uma superior e outra inferior. A raiz superior da alça cervical atinge o nervo hipoglosso quando este desce no pescoço.
A raiz inferior desce alguns centímetros lateralmente à veia jugular interna, fazendo depois uma curva para frente, anastomosando-se com a raiz superior.
A alça cervical emite ramos que inervam...
tracking img