Fisioterapia Reumatol Gica Tratamento Fisioterap Utico Da Artrite Reumat Ide Estudo De Caso

5816 palavras 24 páginas
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Tratamento Fisioterapêutico da Artrite Reumatóide: estudo de caso
Introdução
A artrite reumatóide (AR) é uma doença sistêmica crônica do tecido conjuntivo, cuja característica principal é uma sinovite inflamatória proliferativa, persistente, que envolve todas as articulações sinoviais, preferencialmente as periféricas, com potencial deformante. Pode atingir muitos tecidos e órgãos, tais como vasos sangüíneos, coração, pulmões e músculos (4,5,6).
Por ser uma patologia com potencial deformante (4,5,6), a fisioterapia irá atuar de forma a prevenir e retardar o aparecimento das deformidades, auxiliará na manutenção da trofia e força muscular, promoverá reeducação postural, promovendo qualidade de vida e possibilitando a realização correta das atividades da vida diária (AVDs).
A cinesioterapia é eleita como o melhor recurso terapêutico, objetivando a preservação da mobilidade articular, o comprimento e o tônus dos músculos, prevenindo e corrigindo as atrofias musculares (4).
Dentro da cinesioterapia, há outros recursos facilitadores para realização da terapia pelo movimento, dentre eles podemos destacar: o uso da bola suíça e a hidrocinesioterapia.
Além dos recursos mais tradicionais, como aplicação de laser, infra-vermelho e alongamentos, os quais foram utilizados no tratamento da paciente em questão.
Caso clínico
Paciente, M.L.C.M., 53 anos, sexo feminino, costureira, chegou à clínica de fisioterapia, em julho de 2007, com diagnóstico clínico de epicondilite lateral em cotovelo direito. Em exame de ultra-sonografia do epicôndilo direito, apresentou o seguinte resultado: inserção dos tendões epicondilianos lateral espessa e hipoecóica, com presença de pequenos pontos de fibrose no local.
No laudo da tomografia computadorizada, feita por motivos de algias em região lombosacra, apresenta hérnia discal lombar (pequena protrusão foraminal esquerda de ampla base em L4-L5). O médico que a assitiu, relatou suspeita de diagnóstico de

Relacionados