Fisioterapia respiratoria e cardiaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 86 (21340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Fisiologia Cardiovascular 2
Fisiologia do exercício 10

Insulficiencia Cardiaca Congestiva 24

Valvulopatia 32

Cardiopatia Congênita 40

Reabilitação Cardiaca 47

Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgias cardíacas 53
Arteroscrerose 56

Ventilação mecânica 61
Bibliografia 81Fisiologia Cardiovascular






O sistema cardiovascular circula o sangue através dos vasos e capilares pulmonares e sistêmicos com o propósito de troca de oxigênio, gás carbônico, nutrientes, produtos de degradação e água nos tecidos periféricos e nos pulmões. Ele é composto pelo coração e dois sistemas vasculares: as circulações sistêmicas epulmonares. O coração, por sua vez, possui os ventrículos direito e esquerdo que funcionam como bombas em série, ejetando sangue através de dois sistemas vasculares – a circulação pulmonar de baixa pressão, onde ocorre a troca gasosa (captação de oxigênio e liberação de gás carbônico pela hemoglobina circulante nas hemácias), e a circulação sistêmica que distribui sangue aos órgãos individuais, suprindoas suas demandas metabólicas. O fluxo e a pressão sanguínea estão sob intenso controle do sistema nervoso autônomo.


Este sistema cardiovascular tem muitas funções diferentes, dependendo dos tecidos e órgãos que recebem seus suprimentos. A transferência de oxigênio e gás carbônico entre os pulmões e os tecidos periféricos parece ser o papel fundamental deste sistema. Mas os vasosgastrointestinais absorvem nutrientes dos intestinos e perfundem o fígado. A circulação renal é essencial para a manutenção da hemostasia da água e eletrólitos e eliminação de produtos de degradação celular e o sistema cardiovascular, também são fundamentais na distribuição dos líquidos nos diversos compartimentos extracelulares, na distribuição de hormônios nos órgãos-alvo e no transporte de células esubstâncias essenciais para a imunidade e coagulação.






Coração






O coração é composto por quatro câmaras e divide-se em dois lados, direito e esquerdo, cada um dotado de um átrio e um ventrículo. Os átrios agem como reservatórios de sangue venoso, possuindo leve ação de bombeamento para o enchimento ventricular. Em contraste, os ventrículos são as grandes câmarasde propulsão para a remessa de sangue à circulação pulmonar (ventrículo direito) e sistêmica (ventrículo esquerdo). O ventrículo esquerdo é de formato cônico e tem a missão de gerar maior quantidade de pressão do que o direito, sendo, portanto, dotado de parede muscular mais espessa. Quatro válvulas asseguram a direção única do fluxo do átrio para o ventrículo (valvas atrioventriculares,tricúspide e mitral) e depois para as circulações arteriais (valvas semilunares, pulmonar e aórtica). O miocárdio é composto por células musculares que podem sofrer contração espontânea e também por células marca-passo e de condução dotadas de funções especializadas.






[pic]






Propriedades do Coração


Contratilidade: É a propriedade que tem o miocárdio de contrair- se,funcionando o coração como um Sincício. Ele responde segundo a lei do tudo - ou - nada, ou responde com uma contração total ou não responde.


Excitabilidade: É a propriedade que tem o miocárdio de reagir (potencial de ação e contração) quando estimulado.


Automatismo: Tem a capacidade celular de gerar estímulos. A zona de automatismo possui freqüência mais alta, passacomandar a ativação cardíaca submetendo a excitação de todas as fibras ao seu próprio ritmo. Torna-se assim, o marca-passo cardíaco propriamente dito.


Condutibilidade: As células miocárdicas possuem característica funcional de condutibilidade, isto é, são capazes de transmitir um estímulo gerado em uma parte do coração para o resto do miocárdio.






Eletrofisiologia do...
tracking img