Fisioterapia no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisioterapia no Brasil


Na década de 30 no Brasil, os serviços de fisioterapia eram realizados por médicos denominados “médicos de reabilitação”. Com o envolvimento direto do Brasil na SegundaGuerra Mundial houve o desenvolvimento da Fisioterapia como prática recuperadora das sequelas físicas e também a modernização dos serviços fisioterapêuticos.
Há relatos do uso de recursos físicos desde1879 devido aos diversos casos de acidentes de trabalho em razão da fase Industrial que sujeitou o indivíduo a uma péssima condição de saúde. A prática da Fisioterapia iniciou-se em 1919, quando foifundado o Departamento de Eletricidade Médica pelo Professor Raphael de Barros da Faculdade de Medicina da USP. Em 1951, foi realizado o primeiro curso para formação de técnicos em Fisioterapia pelaUniversidade de São Paulo, pelo médico Dr. Waldo Rolim de Moraes patrocinado pelos estudos de Raphael de Barros.
Em 1959 foi criada a Associação Brasileira de Fisioterapeutas (ABF) que se filiou aWCPT (World Confederation for Physical Therapy), para obter o amparo técnico-científico e sócio-cultural para o desenvolvimento da profissão.
No ano de 1963, conforme o parecer 388/63 do ConselhoFederal de Educação, os Cursos de Fisioterapias foram reconhecidos e passaram a ter 3 anos de duração e a atuação dos fisioterapeitas estavam subordinada aos médicos. Em 1964, conforme a portaria 511/64foi estabelecido o primeiro currículo mínimo para a formação de Técnicos em Fisioterapia. As matérias que compunham o curso eram: Fundamentos da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Ética e História daReabilitação, Administração Aplicada, Fisioterapia Geral e Fisioterapia Aplicada.
Em 1969, conforme o decreto lei 938/69, a Fisioterapia passa a ser reconhecida como um curso de nível superior, e em17 de Dezembro de 1975 a Lei 6316 criou o Conselho Federal e Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional com o objetivo de regulamentar, legislar, e estabelecer uma fiscalização ao exercício...
tracking img