Fisioterapia na saúde da mulher

Páginas: 16 (3801 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
Fisioterapia na saúde da mulher

As mulheres destacam-se como grupo de grande demanda nos serviços de atenção à saúde. O atendimento em “Saúde da Mulher” exige do profissional uma atenção especial que ultrapassa o limite da especificidade passando por um olhar mais global, com ênfase na prevenção dos agravos e na promoção da saúde integral da mulher.  
A atuação da fisioterapia na saúde damulher permite intervir sobre vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante as fases de vida da mulher, desde a adolescência até a fase adulta, passando pelo período gestacional, menopausa e terceira idade. A fisioterapia atua com patologias que freqüentemente atingem o sexo feminino, tais como o Câncer de Mama, Fibromialgia, Incontinência Urinária, dorpélvica crônica, climatério, gestação e pós-parto, para citar alguns exemplos.
Câncer de Mama:
O câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina no Brasil, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Está relacionada a vários fatores, entre eles a hereditariedade, paridade tardia, menopausa tardia, obesidade e menarca precoce.
Diversas são as complicaçõesoriundas do tratamento deste câncer, sendo o linfedema do membro superior a principal complicação. Para a eficácia do tratamento e para atender o paciente de maneira global é necessária uma equipe multidisciplinar, no qual a Fisioterapia assume um papel importante e indispensável na reabilitação.
A atuação do fisioterapeuta deve ser iniciada no pré-operatório, objetivando conhecer as alteraçõespré-existentes e identificar os possíveis fatores de risco para as complicações pós-operatórias, e quando necessário, deve ser instituído tratamento fisioterapêutico nesta etapa, visando minimizar e prevenir as possíveis sequelas.
Ao ser diagnosticada a doença, a mulher já desencadeia uma grande tensão reflexa na região cervical e ombros. Portanto, a avaliação pré-operatória é fundamental, pois estaráofertando ao terapeuta parâmetros para o acompanhamento no pós-operatório, além de conscientizar a paciente sobre a importância dos procedimentos fisioterapêuticos. Nesta etapa, o fisioterapeuta faz uma anamnese e busca toda a história clínica do paciente, para que possa ter uma maior compreensão do quadro clínico. Em seguida, realiza o exame físico através da avaliação da função pulmonar, avaliaçãofuncional dos ombros e da cintura escapular e, respectivas amplitudes de movimentos e força muscular, como também mensuram a perimetria e observa se existe alguma deformidade postural.
A fisioterapia pós-operatória no câncer de mama possui vários benefícios. Primeiramente, ela irá permitir a eliminação ou o não surgimento de um problema articular inaceitável, num contexto já sobrecarregado deconseqüências físicas e psicológicas. Secundariamente, facilitará a integração do lado operado ao resto do corpo e as atividades cotidianas. Finalmente, irá auxiliar na prevenção de outras complicações comuns na paciente operada de câncer de mama.
Dentre os procedimentos fisioterapêuticos que podem ser empregados destacamos: a drenagem linfática manual, vestimentas elásticas (para tratamento delinfedema) exercícios ativos, passivos, alongamentos e resistidos conforme cada alteração muscular que se apresenta, exercícios respiratórios para melhor funcionamento diafragmático, pulmonar e retirada de secreções, treino de marcha, equilíbrio e para outras disfunções neurológicas, reeducação postural (método de cadeias musculares), orientações a familiares e cuidadores, readaptação domiciliar como intuito de facilitar o deslocamento, readaptação ocupacional, caso haja necessidade.
Há, também, terapias em que são indicados os exercícios como subir com os dedos pela parede até o limite máximo de flexão e abdução, pentear os cabelos, fazer roda de ombro e rotação do braço, entre outros. Existem propostas baseadas em alongamento e fortalecimento, com exercícios rítmicos de cabeça,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM
  • fisioterapia na saude da mulher
  • Fisioterapia na saude da mulher
  • Uma visão empreendedora da fisioterapia uroginecológica na saúde da mulher
  • Fisioterapia e Saúde
  • saude da mulher
  • saude da mulher
  • saude da mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!