Fisioterapia na dp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O TRATAMENTO FISIOTERPÊUTICO NA DOENÇA DE PARKINSON

Danusa Cardoso
Jéssica Lombaldo
Luana Rodriguês
Kéli Seifert
Renato Balbueno
Sandro Mattos
Sabrina Vicente

Resumo: A doença de Parkinson (DP) é uma patologia neurológica crônica e degenerativa do sistema nervoso central que acomete os gânglios da base, sendo um dos distúrbios motores mais prevalentes entre os idosos. Os principaissinais e sintomas da DP caracterizam-se por lentidão nas tarefas motoras, tremor ao repouso, rigidez, bradicinesia e alterações da postura, do equilíbrio e da marcha. Dessa forma o objetivo deste estudo é descrever os principais exercícios fisioterapêuticos aplicados na patologia, visando uma evolução da funcionalidade e melhoria da qualidade de vida do paciente. Esse estudo caracteriza-se por umapesquisa bibliográfica com base em livros da área, periódicos impressos e sites como BIREME, SCIELO, LILACS, Pedro. Pelos resultados dos estudos analisados, podemos concluir que a fisioterapia traz grandes benefícios para os parkinsonianos, principalmente no que diz respeito à mobilidade, equilíbrio e respiração. As informações presentes na literatura ainda não são suficientes para a obtenção deevidências científicas acerca do assunto, embora as evidências clínicas sejam motivadoras e satisfatórias.

Palavras- chave: Doença de Parkinson. Parkinson. Fisioterapia.





1. INTRODUÇÃO

A doença de Parkinson (DP) é uma patologia neurológica crônica e degenerativa do sistema nervoso central que acomete os gânglios da base. A DP é caracterizada pela redução de dopamina na vianegro-estriatal, resultante da morte de neurônios da substância negra cerebral. A etiologia específica não é conhecida, porém, durante os últimos anos, tem-se considerado fatores hereditários, infecciosos, tóxicos, genéticos e ambientais (MELLO; BOTELHO, 2010, CHRISTOFOLETTI et al., 2010).
Os principais sinais e sintomas da DP caracterizam-se por lentidão nas tarefas motoras, tremor ao repouso, rigidez,bradicinesia e alterações da postura, do equilíbrio e da marcha. Além disso, os pacientes com DP podem apresentar alterações músculo-esqueléticas, como fraqueza e encurtamento muscular, alterações neurocomportamentais, como demência, depressão e tendência ao isolamento e comprometimento cardiorrespiratório, o que interfere diretamente no desempenho funcional e independência desses indivíduos.
Paraque se consiga atingir esses objetivos, faz-se necessário a realização de uma avaliação do paciente, com o intuito de determinar o seu real nível de comprometimento, uma vez que, por a DP ser uma patologia degenerativa e progressiva, a intervenção tem de ser adequada às reais necessidades.
A fisioterapia tem um importante papel na reabilitação desses pacientes, cujos objetivos passam porminimizar e retardar a evolução dos sintomas, melhorar a mobilidade, a força muscular, o equilíbrio e aptidão física (CARR; SHEPHERD, 2008, GALHARDO;AMARAL;VIEIRA, 2009).
Dessa forma o objetivo deste estudo através de uma pesquisa bibliográfica é descrever os principais exercícios fisioterapêuticos aplicados na patologia, visando uma evolução da funcionalidade e melhoria da qualidade de vida dopaciente.

2. METODOLOGIA

Esse estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica com base em livros da área, periódicos impressos e sites como BIREME, SCIELO, LILACS, PEDRO, com os seguintes descritores: Parkinson, doença de Parkinson, Fisioterapia, qualidade de vida.


3. EPIDEMIOLOGIA

Essa moléstia é estimada em cerca de 100 a 150 casos por 100.000 habitantes. A faixa etária mais acometidaestá entre 50 e 70 anos, com pico aos 60 anos, a incidência em homens é maior que em mulheres (GONÇALVES et al. 2011).
Atualmente, teoriza-se que esta patologia é uma aceleração normal do processo de envelhecimento. Uma vez que no processo normal há uma perda de cerca de 50% dos neurônios da substância negra, por volta dos 60 anos, e os sintomas da patologia começam a surgir quando ocorre a...
tracking img