Fisioterapia na condropatia femoropatelar: relato de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE
GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

ISABELA MARIA SANTOS
JAKELINE MAGNAGO
NATÁLIA ARRUDA
SUÉLEN ELAINE UHLIG


FISIOTERAPIA NA CONDROPATIA FEMOROPATELAR: RELATO DE CASO

VITÓRIA
2012

ISABELA MARIA SANTOS
JAKELINE MAGNAGO
NATÁLIA ARRUDA
SUÉLEN ELAINE UHLIG

FISIOTERAPIA NA CONDROPATIAFEMOROPATELAR: RELATO DE CASO

Relato de caso produzido na disciplina de Fisioterapia Baseada em Evidências do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção de notas do semestre, sob orientação da Profª. Paula Rodrigues.

VITÓRIA
2012
FISIOTERAPIA NA CONDROPATIA FEMOROPATELAR: RELATO DE CASO
Isabela Maria Santos
Jakeline Magnago
Natália Arruda
SuélenElaine Uhlig

RESUMO
Uma etiologia comum para dor na articulação do joelho é a condromalácia patelar, que consiste na degeneração da cartilagem envolvendo uma ou mais porções da patela. Possui alta incidência na população e aumenta de acordo com a faixa etária, sendo mais comum em pacientes do sexo feminino e com excesso de peso. Este processo patológico degenerativo pode levar a complicações naarticulação patelofemoral, já que sua progressão pode levar a formação de fissuras, ulcerações, artrose e osteoartrite. Este estudo de caso apresenta uma paciente com condropatia femoropatelar e a conduta fisioterapêutica, com o objetivo de validar a efetividade dessa conduta. A avaliação fisioterapêutica pré e pós tratamento permitiu, identificar as melhoras. Confirmando assim a efetividade dafisioterapia na condropatia femoropatelar aliviando a dor, com o fortalecimento dos estabilizadores do joelho associado com um trabalho global com o paciente.

PALAVRAS-CHAVES: fisioterapia, condropatia femoropatelar, dor.

INTRODUÇÃO

Uma etiologia comum para dor na articulação do joelho é a condromalácia patelar (PEREIRA et al, 2011), que consiste na degeneração da cartilagem envolvendo uma oumais porções da patela. Possui alta incidência na população e aumenta de acordo com a faixa etária, sendo mais comum em pacientes do sexo feminino e com excesso de peso (FREIRE et al, 2006).
Este processo patológico degenerativo pode levar a complicações na articulação patelofemoral, já que sua progressão pode levar a formação de fissuras, ulcerações, artrose e osteoartrite. As causas decondromalácia incluem instabilidade, trauma direto, fratura, subluxação patelar, aumento do ângulo do quadríceps (ângulo Q), músculo vasto medial ineficiente, mau alinhamento pós-traumático, síndrome da pressão lateral excessiva e lesão do ligamento cruzado posterior (FREIRE et al, 2006).
As alterações da cartilagem hialina tendem a evoluir rapidamente e podem levar a inaptidão funcional articular, estandoentre as causas mais frequentes de inaptidão crônica. (MACHADO e AMORIM, 2005)
O exercício físico, como modalidade terapêutica, tem a capacidade de influenciar positivamente o tendão, pelo estímulo direto de síntese de cartilagem. Tem efeitos que propiciam analgesia patelofemoral, por mecanismos que envolvem a compressão e relaxamento intermitentes da cartilagem patelar, difusão das enzimasnociceptivas extra-articulares dentro da articulação e a produção de endorfinas, no entanto, para se atingir esses efeitos é necessária à prescrição dentro de parâmetros específicos e adequados à individualidade biológica (PEREIRA et al, 2011).
O objetivo deste relato de caso é evidenciar os benefícios do tratamento fisioterapêutico na condropatia femoropatelar.

RELATO DE CASO
M. L. S.; 51 anos, do sexofeminino, servente, solteira, com diagnóstico médico de condropatia femoropatelar, queixa-se de dor, edema ao final do dia e estalido no joelho, esses sintomas foram percebidos mais intensamente dois meses antes da avaliação fisioterapêutica. Os sintomas são exacerbados quando realiza atividades repetitivas, subir e descer escadas, e após ficar muito tempo sentada. A dor é localizada e foi...
tracking img