Fisioterapia na comunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL- FACID
CURSO DE FISIOTERAPIA 1º BLOCO

EDYLLA DE SOUSA SILVA

FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE

TERESINA-PI
2011
EDYLLA DE SOUSA SILVA

FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE

Trabalho da Faculdade Integral Diferencial como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Metologia do Trabalho Científico. Sob orientação da Prof.ª Sandra Barreto.

TERESINA-PI2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3
2 A FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE..............................................................4
3.1 Objetivos da Fisioterapia na Comunidade...................................................5
3CONCLUSÃO....................................................................................................7
REFERÊNCIAS.................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Para Bispo Junior (2006), com a definição da atenção básica como eixo central de reestruturação do modelo assistencial brasileiro, impõem-se uma nova lógica de organização dos serviços e uma redefinição na atuação dosprofissionais de saúde. Esse novo modelo busca romper com o curativismo do modelo vigente, reestruturando e articulando a assistência com ações de promoção da saúde, controle de risco e prevenção de doenças.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam a fisioterapia não existe apenas para curar o paciente de doenças relativas ao sistema muscular, articular e ósseo. O profissional fisioterapeutaestá preparado para prevenir e orientar os indivíduos a evitarem problemas posturais que conseqüentemente levam a problemas articulares, bem como na ajuda a problemas respiratórios e do sistema nervoso.
A Fisioterapia é muita ampla no que se diz respeito a suas atribuições. Ver-se fisioterapeutas trabalhando em hospitais, onde realizam tratamentos pré e pós-operatórios, em UTI neonatais, onde sãorealizados tratamentos em recém-nascidos, em Asilos, em academias, em escolas, em atendimentos em domicílios, em áreas geriátricas e ginecológicas de hospitais e clínicas, em clínicas de tratamentos estéticos e nas tão conhecidas clínicas de fisioterapia tradicionais.
Para que a Fisioterapia passe de curativa para, também, preventiva é preciso que a sociedade mude suas idéias em relação àprofissão, e para isso será necessária uma postura mais abrangente por parte dos conselhos, profissionais, estudantes e entidades de ensino superior desta área para que a credibilidade do Fisioterapeuta seja mais expressiva. O importante é que o fisioterapeuta possa atuar, também, como profissional orientador e formador de opiniões preventivas e com isso fazer parte do dia-a-dia da sociedade.
Em vistadisso o objetivo desse trabalho é ressaltar a atuação do fisioterapeuta nas comunidades, promovendo saúde e na prevenção de doenças.

2 FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE

Para Ribeiro (2001) a Fisioterapia tem como campo de atuação mais tradicional os níveis secundário e terciário de atenção à saúde, de modo que a integração desta profissão nos serviços de atenção básica é escassa. A meta de “Saúde paratodos no ano 2000”, estabelecida em 1978, em Alma-Ata, durante a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários em Saúde, está muito longe de ser alcançada, existindo parcelas da população excluída do acesso aos serviços de saúde ou a um tratamento de qualidade. Conforme o referido autor, o encontro com o referencial teórico da Educação Popular e a parceria com o Projeto de Extensão EducaçãoPopular e a Atenção à Saúde da Família possibilitaram, em nossa vivência, o aumento na compreensão da atuação do profissional de saúde na atenção básica, uma vez que o referido projeto atua em uma perspectiva de acompanhamento às condições de saúde das famílias da comunidade com uma prática interdisciplinar. “Vale ressaltar também, o aprendizado resultante da convivência com os sujeitos das...
tracking img