Fisioterapia desportiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Nos últimos anos, houve o crescimento do esporte no Brasil e no mundo. Aliado a isso no nosso país, algumas áreas da saúde relacionadas ao esporte passaram a ter maior evidência, dentre elas a Fisioterapia Desportiva. Com o aumento da competitividade, do profissionalismo no esporte e do crescente apoio da iniciativa privada, entre outros fatores, o profissional especialista emFisioterapia Desportiva vem ganhando espaço na equipe multidisciplinar, atuante de forma integrada em prol de um rendimento maior do atleta, ao lado dos médicos, educadores físicos, massagistas, psicólogos, nutricionistas.




























2

Justificativa


A importancia deste trabalho reside no fato de mostrar o uso da fioterapia dentro do ramo atleticoespecificamente nas artes marcias pois conforme a entrada do MMA, e das olimpiadas ficou mais comum a pratica desse esporte milenar. Dentro da fisioterapia quero mostrar o uso preventivo de lesões ao atleta e ao mesmo tempo quero mostrar tambem o uso da fisioterapia para reabilitação do mesmo para que seja minimo possivel as sequelas de uma lesão.3

Objetivo

Esse Pesquisa tem como objetivo encontrar um meio de utilizar a Fisioterapia desportiva no uso das artes marciais.Para evitar que o praticante em sí tenha o minimo possivel de lesões devido aos treinos pesados. Dentro dessa pesquisa vai ser explicado um pouco das artes marciais e da fisioterapia e como ambas pode ser utilizadas no desenvolvimento dos atletas para um melhordesenpenho nas competições e qualidade de vida do artista marcial dentro do seu estilo.


























4

As Artes Marciais

Artes marciais são disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas.sãosistemas para treinamento de combate, geralmente sem o uso de armas de fogo ou de outros dispositivos modernos.Actualmente, as artes marciais, para além de praticadas enquanto treinamento militar, policial e de defesa pessoal, são também praticadas como Desporto de combate. Existem diversos estilos, sistemas e escolas de artes marciais. O que diferencia as artes marciais da mera violência física(briga de rua) é a organização de suas técnicas num sistema coerente de combate e desenvolvimento físico, mental e espiritual assim como a prática de exercícios físicos.
Na atualidade as artes marciais são praticadas por diferentes razões que incluem, esporte, saúde, defesa pessoal, desenvolvimento pessoal e em sociedade, disciplinar a mente, forjar o caráter e o crescimento da autoconfiança. Éimpressionante o efeito psicológico que pode causar o fato de se lutar com um adversário ao qual não tememos nem odiamos e ao final da luta confraternizar com aquele que a pouco era nosso "inimigo". Só quem já passou por essa experiência sabe o que representa.
Pelo significado estrito de "artes militares" por extensão se aplica à grande variedade de estilos de luta corpo a corpo e àsartes militares históricas, com armas ou não, recebendo influências de sistemas que hoje em dia são modalidades esportivas. Em palavras simples: as artes marciais são disciplinas com um passado guerreiro, estilos de combate influenciados pelas peculiaridades de seu regramento desportivo, com armas ou sem elas, que também são uma completa expressão do ser humano (por isso que é uma arte) com todas assuas particularidades, concebidas pela experiência e a inteligência dos melhores de sportistas e guerreiros e não necessariamente de maneira sistemática ou científica.























5

A Fisioterapia

A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de...
tracking img