Fisioterapia desportiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA

PROFESSORA: MÁRCIA GONÇALVES

1º SEMESTRE TURNO: NOITE

ACADÊMICOS:

MARIA CAMILA

MARIA ELIZABETH

MARIA EDINIR

MARYANA MACIEL

RITA PIRES

FORTALEZA
2011
SUMÁRIO

1. DEFINIÇÃO............................................................................................ 3

2. ONDEATUA.......................................................................................... 4

3. PATOLOGIAS ...................................................................................... 5

4. TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO......................................................................... 6

4.1. RECURSO ETÉCNICAS................................................................. 6

FISIOTERAPIA DESPORTIVA

Nos últimos anos, houve o crescimento do esporte no Brasil e no mundo. Aliado a isso no nosso país, algumas áreas da saúde relacionadas ao esporte passaram a ter maior evidência, dentre elas a Fisioterapia Desportiva. Com o aumento da competitividade, do profissionalismo no esporte e do crescente apoio da iniciativa privada, entre outros fatores,
Oprofissional especialista em Fisioterapia Desportiva vem ganhando espaço na equipe multidisciplinar, atuante de forma integrada em prol de um rendimento maior do atleta, ao lado dos médicos, educadores físicos, massagistas, psicólogos, nutricionistas.

DEFINIÇÃO

A fisioterapia desportiva trata-se da reabilitação de atletas amadores e profissionais buscando restaurar lesõesmúsculo-esqueléticas, atuar na reabilitação pós-cirúrgica, como a reconstrução de ligamento cruzado anterior (LCA), e colocá-lo de volta à prática esportiva o mais rápido possível sem riscos de haver recidiva da lesão.
Essa área da fisioterapia dedica-se também à adoção de medidas preventivas a fim de reduzir a ocorrência de lesões durante as atividades desportivas.

Só raramente uma lesão é tão leve aponto de tornar desnecessária alguma forma de reabilitação, e, como regra, quanto mais séria for a lesão, mais prolongada e necessária será a reabilitação. A eficácia da fisioterapia no período de recuperação, tanto após uma cirurgia quanto após um traumatismo, geralmente determina o grau e o sucesso da futura competição atlética. Além do mais, as lesões sofridas durante a participação atléticasão em geral, produzidas em circunstâncias inerentes ao desporto especifico: portanto, o atleta pode ficar exposto a um traumatismo recidivante idêntico, o que torna mais provável uma nova lesão. Esse potencial para sofrer uma nova lesão torna necessário um tratamento fisioterápico exaustivo e completo.

O trabalho preventivo dever ser delineado de maneira eficaz com base no levantamento defatores de risco das lesões referentes á modalidade esportiva específica, através de avaliações posturais, cinéticas e cinemáticas. Principalmente no período antecedente ás competições, os atletas devem ser avaliados com o enfoque de detectar possíveis alterações biomecânicas e neuromusculares, a partir das quais o fisioterapeuta elabora um plano de treinamento de caráter preventivo.

ONDE ATUAO fisioterapeuta desportivo, através da avaliação do movimento desportivo, atua corrigindo as disfunções encontradas, prevenindo as lesões referentes ao gestual desportivo.

A eficácia da fisioterapia desportiva no período de recuperação, tanto após uma cirurgia quanto após um traumatismo, geralmente determina o grau e o sucesso da futura competição atlética da paciente.Em qualquer lesão, ocorrem eventos fisiológicos específicos em resposta ao traumatismo. Cabe ao fisioterapeuta atuante na fisioterapia desportiva reduzir a gravidade desses efeitos fisiológicos.

A participação segura dos atletas nas competições é a principal meta para os Fisioterapeutas Desportivos.

Atualmente o mercado de trabalho compreende os vários setores de atenção e...
tracking img