Fisioterapia dermatofuncional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
De acordo com Aurélio Buarque (2001, p. 323), a Fisioterapia é a terapia em que se usam agentes e exercícios físicos. A definição de Fisioterapia dada pelo COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - diz: ”Fisioterapia é uma ciência que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano”. Muitomais que exercícios físicos, hoje a Fisioterapia tem ampliado muito seu campo de atuação, levando a formação de profissionais capacitados em diversas áreas e trazendo benefícios, tanto profissionais quanto sociais. Apesar do campo de atuação do fisioterapeuta abranger ortopedia, cardiologia, respiratória, pediatria, estética, dentre outras, esta última ainda é pouco reconhecida.
Com base emtodo este processo de evolução, trago como objetivo principal deste artigo demonstrar que apesar de estar ainda em crescimento, a área da Fisioterapia Dermato-funcional tem um campo de ação bastante diversificado e que traz consigo técnicas das mais variadas. Neste ponto, podemos destacar o tratamento pré e pós-operatório da cirurgia plástica, além de cuidados com Fibroedemas Gelóide (Celulite),Estrias, Linfedema, Queimaduras, Cicatrizes hipertróficas e quelóides, Flacidez, Obesidade e Lipodistrofia localizada (MILANI, 2005), com maior ênfase ao trabalho da Dermato-funcional com pacientes no período pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. Apresentam-se também os recursos que podem ser utilizados para tratamento e prevenção dessas patologias, sendo muitas delas já de uso rotineiro dafisioterapia.
Esta evolução torna-se mais evidente quando se observa que diversos cursos de graduação em inúmeras instituições de Ensino Superior já obtêm a Fisioterapia Dermato-funcional como disciplina obrigatória do currículo profissional dos estudantes do curso de Fisioterapia
A abordagem da Fisioterapia Dermato-funcional teve como princípio o entendimento de que esta área daFisioterapia é de estrema importância. Pois, o mesmo tem como principal atuação assistir indivíduos com disfunções do sistema tegumentar e linfático, possibilitando o melhoramento e a restauração de desvios estéticos (aparência) e da autoestima, em especial aos relacionados à saúde funcional com vistas à qualidade de vida dos usuários.
.

O que é Fisioterapia Dermato-funcional?De acordo com a fisioterapeuta da área de Dermato-funcional, vice-presidente do CREFITO-1 e da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermato-funcional (ABRAFIDEF), Dra. Bernadete Pita:
A estética é apenas um segmento, nós também trabalhamos com a saúde básica, como reabilitação de mulheres mastectomizadas, queimada, hanseniana, paciente com alterações linfáticas, além de outras lesõesdermatológicas, muitas vezes decorrentes de doenças mais graves. (SANTIS, 2009, P.8)
Além da reabilitação, o profissional da área pode atuar na cura e na prevenção dessas patologias, com orientações e condutas fisioterapêuticas específicas.
Especialidade do fisioterapeuta, a Fisioterapia Dermato-funcional é uma área ainda em evolução, porém bem equipada com as mais diversas técnicaspromovendo a melhoria e a restauração da aparência e da função do sistema tegumentar, circulatório e linfático. A cada dia traz a formação de profissionais especializados com base cientifica em todas as aplicações e ações terapêuticas. “Essa área é referida como responsável pela manutenção da integridade do sistema tegumentar como um todo, incluindo as alterações superficiais da pele”, diz o Guide toPhysical Therapist practice, publicado pela APTA, associação Norte-americana de Fisioterapia (MILANI; AMADO; FARAH, 2005). Para a APTA, a responsabilidade do fisioterapeuta está não somente em manter e promover a ótima função física, mas também o bem estar e a qualidade de vida.
Estando hoje ainda em crescimento, no entanto, a Fisioterapia Dermato-funcional abrange um contexto já grande com...
tracking img