Fisioterapia dermato funcional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A fisioterapia dermato funcional é uma área de constante ascensão com técnica e recursos cada vez mais especializados, objetivando o tratamento e também na prevenção
dos distúrbios relacionados a estética , visando sempre a saúde e bem estar de seus pacientes.

A preocupação das pessoas com seu aspecto físico e sua aparência está cada vez maior nos dias dehoje, uma boa autoimagem gera autoconfiança e segurança, enquanto a insatisfação com a própria aparência, ao contrario, só traz perda na autoestima e inseguranças, podendo gerar ate mesmo dificuldades nos relacionamentos sócias.

Para se obter uma boa saúde física, psicossocial e mental e necessário que o individuo esteja satisfeito com sua autoimagem, e muitas vezes os distúrbios estéticos nãopermite que isso ocorra. Devido estes fatores merecem uma maior atenção, pois esses distúrbios não se recebem somente a beleza física.

A rosácea e uma afecção crônica da pele, comum em adultos a partir da meia idade e que afeta principalmente as regiões centrais da face.

É antiestética, e apesar de sua etiologia exata ser desconhecida, o processo patológico se dar devido a uma alteração navasculatura facial que eleva o aparecimento de eritema, edema, tangelectasia , pápulas e pústulas.

É um distúrbios estético que afeta um grande numero de individuo e apesar e de ser um distúrbio fatal o eritema facial da rosácea pode prejudicar a autoestima e a qualidade de vida do paciente, comprometendo sua satisfação pessoal e profissional

Sendo que muitos pacientes encaram a rosácea comoum envelhecimento normal da pele e não tem consciência de que existem tratamentos capazes de impedir a progressão da doença. E apesar de possuir uma etiologia não esclarecida, ocorrem uma alteração na circulação do local acometido, o que vem a favorecer o tratamento especifica com recursos fisioterápicos.

Por isso a realização desta pesquisa justificou-se na necessidade da constatação daefetividade da drenagem linfática manual método original Dr. E. Vodder no tratamento dermato – funcional da rosácea.

Objetivo
O presente estudo tem por objetivo identificar o grau de rosácea apresentado pela paciente, analisar os efeitos da drenagem linfática manual, sobre a rosácea e verificar o nível de satisfação da paciente em relação aos resultados obtidos.


Materiais e métodos

Foirealizada uma pesquisa do tipo experimental, com um estudo de caso, com uma paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, 53 quilos, 1.65m de altura, praticante de atividade física, alimentação variada e regular, menarca aos 13 anos, fazendo uso de anticoncepcional hormonal injetável desde os 18 anos de idade e não fazendo tratamento especifico.

A paciente foi escolhida como mostra intencional porser um caso tipo do problema. Os instrumentos utilizados na coleta de dados deste trabalho foram: Termo de consentimento devidamente assinado pela paciente para participação dos resultados da pesquisa, ficha de avaliação para melhor caracterização do quadro e avaliação do estado geral da paciente;


Método original do Dr. E. Vodder,

- Questionário contendo escala contendo escala deopinião Dr. E. Vodder,

- Questionário contendo escala de opinião, para avaliar o grau de satisfação da paciente em relação aos resultados obtidos.
Sendo que para a realização da coleta de dados primeiramente foi esclarecida a paciente os objetivos

Da pesquisa e assegurada seu sigilo e privacidade. Posteriormente a mesma assinou termo de consentimento, concordando emparticipar da pesquisa por livre e espontânea vontade. Em seguida foi realizada inspeção e palpação para determinar o grau de rosácea seguido a classificação de Sampaio e Riviti (1998) é aplicada a ficha de avaliação na paciente para uma avaliação de seu estado geral.

Para se verificar os efeitos da drenagem linfática manual método original do Dr. E. Vodder, sobre a rosácea, região alvo do...
tracking img