fisiotape

339 palavras 2 páginas
HISTÓRICO: A técnica de cinesiotape ou kinesiotape teve seu inicio na década de 70 no oriente, principalmente na Coréia e no Japão, tendo como princípio que o movimento e a atividade muscular são essenciais para manter ou recuperar a saúde. Baseando-se nesse conceito foi então desenvolvida uma espécie de fita adesiva que poderia ajudar a função muscular sem limitar o movimento do corpo. Durante o desenvolvimento do método observou-se que sua aplicação poderia ser muito mais ampla.

No final dos anos noventa a técnica chegou à Europa e aos Estados Unidos onde observou-se também sua eficácia e então foram iniciados estudos para descobrir a razão pela qual ocorriam seus efeitos benéficos. O método tornou-se rapidamente popular entre fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e educadores físicos e agora passou a ser conhecido também da população em geral ao ser utilizado por atletas de alto rendimento e assim visto em competições esportivas como nos Jogos Olímpicos, em Roland Garros, em campeonatos mundiais de Vôlei, Basquete, Judô, entre outros. Atualmente existem diferentes nomenclaturas para a técnica e para os tapes sendo que variam principalmente para cada fabricante.
CARACTERÍSITCAS DO TAPE: É uma espécie de esparadrapo de algodão com características elásticas de até 140% que se assemelha à da pele. Sua espessura e peso também se assemelham às da pele. Possui uma cola hipo-alérgica que faz com que sejam raros os casos de reações em seu contato com a pele. As cores, no inicio do desenvolvimento da técnica, baseavam-se nos conceitos da cromoterapia onde o azul era usado para o relaxamento, o vermelho para a tonificação e o preto e bege seriam neutros. Com a popularização da técnica, diversos fabricantes desenvolveram tapes de outras cores. Vale ressaltar que o tape é exatamente igual com relação a sua textura e aderência, apenas diferindo no pigmento colorido usado em cada um deles. O tape pode ser usado por vários dias seguidos e

Relacionados