Fisiopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FISIOPATOLOGIA

 Definição
É o estudo (logos) do sofrimento (pathos), envolve a ciência básica e a prática clínica, que dedica-se ao estudo das alterações estruturais e funcionais nascélulas, tecidos e órgãos que levam às doenças.
A patologia tenta explicar os porquês e as causas dos sinais e sintomas manifestados por pacientes e também fornecer fundamentos sólidos para aassistência clínica e o tratamento.

ASPECTOS BÁSICOS

• Etiologia (Causa)
No passado, por volta de 2500 a.C., se alguém adoecesse a culpa era do próprio paciente, por vários motivos, entre eles porexemplo por ter pecado, ou por obra de efeitos externos, trovão, raio, chuva e outros, também por ação de maus espíritos.
Hoje em dia o conhecimento ou descoberta da causa primária, do agentebiológico, é a base pelo qual se definem um diagnóstico ou estabelece-se um tratamento. Fatores genéticos também estão claramente envolvidos em afecções comuns induzidas por ambientes como o câncer porexemplo.

 Patogenia –(Mecanismo de seu desenvolvimento)

É a sequência de eventos na resposta das células ou tecidos ao agente etiológico do estímulo inicial a expressão final da doença.Compreender a fibrose cística por exemplo, significa saber não apenas o gene defeituoso e o produto gênico, mas também os eventos bioquímicos, imunológicos e morfológicos que levam a formação doscistos e fibrose nos órgãos.

 Alterações morfológicas – (Alterações estruturais nas células e órgãos)

Dizem respeito às alterações estruturais das células ou tecidos que são típicas dadoença, as alterações morfológicas influenciam a função normal e determina as manifestações clínicas (sinais e sintomas).

 Importância clínica
As Consequências funcionais destas alterações.AS CÉLULAS

 Definição
Unidade morfológica e funcional dos seres vivos; conjunto extremamente organizado de várias moléculas diferentes.
A célula normal é limitada dentro de seu...
tracking img