Fisiopatologia da celulite, gordura localizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CEFAI – Centro de Estudo e Formação Avançada Ibramed
Curso Pós Graduação - Cosmetologia e Estética
Trabalho - FISIOPATOLOGIA DA CELULITE, GORDURA LOCALIZADA
Profª Drª Estela Sant’Ana
Aluna – Eliana Sanches Santos

FISIOPATOLOGIA DA CELULITE, GORDURA LOCALIZADA




Introdução
A Hidrolipodestrofia Genóide, Fibroedema Gelóide Subcutâneo, vulgarmente conhecida como Celulite, é um problemae uma das queixas mais frequente das mulheres.
De um modo geral pode-se delinear a etiologia da celulite por diversos fatores, hereditários, metabólicos, hormonais, alimentares, circulatórios, emocionais, comportamentais e medicamentosos (Golik, 1995).
A arquitetura do tecido adiposo e o volume dos adipócitos na mulher contribuem para a visualização dos nódulos de gordura, conhecidopopularmente como celulite. Isso acontece porque estruturalmente, a camada de gordura superficial é formada por adipócitos que estão contidos dentro de alojamentos fibrosos chamados septos, formados por tecido conjuntivo que ligam a derme reticular à fáscia muscular. Estes septos adquirem, nos homens conformação diagonal mais rígida e alojam adipócitos pequenos. Nas mulheres os septos formam alojamentosmaiores e frouxos com conformação estrutural retangular, perpendiculares aos planos aponeuróticos, e os adipócitos contidos em seu interior são maiores (Graaf, 2003).
A proposta deste estudo é mensurar os registros realizados a respeito da fisiopatologia da celulite, gordura localizada.
Revisão de literatura
Pele
Segundo Martini, a pele é um órgão que reveste o corpo humano, com funções múltiplasde proteção metabólicas, estabelecendo comunicação com o meio externo. Esta encontra-se estruturada em três níveis, sendo a primeira camada, mais superficial, a epiderme. A camada média, derme, é a porção conjuntiva onde estão implantados os anexos cutâneos, vasos e nervos. A camada mais profunda, a hipoderme, também chamada de tecido celular subcutâneo está em continuidade com a derme, porém nãofaz parte da pele. A tela subcutânea é composta de tecido adiposo e tecido conjuntivo frouxo, que amolda a derme aos músculos subjacentes.
Em geral a tela subcutânea compõe-se de duas camadas sendo a mais superficial areolar e abaixo dela um septo de tecido conjuntivo, que separa a camada areolar da lamelar. Ocorre aumento de sua espessura quando há ganho de peso, decorrente do volume dosadipócitos. A proporção dessas camadas pode variar de acordo com vários fatores, entre eles, a espessura da pele, região do corpo e sexo. Nas mulheres se apresentam mais alongados com septos verticais e nos homens, arredondados e com septos irregulares. (Martini, 98).
Tecido adiposo
O tecido adiposo apresenta células adiposas caracterizadas por armazenar gorduras neutras, sendo o maior depósito deenergia do corpo. Esta estocagem se dá de duas maneiras: gordura essencial, manutenção da saúde. Têm como principal função manter a temperatura corporal, regular a produção de hormônios e proteger o corpo contra traumas. Outra maneira de estocagem é a gordura estocada, fonte de reserva, que na maioria das vezes são relacionadas aos principais fatores de riscos para desenvolvimento de doençascardiovasculares, hipertensão e diabetes (Guyton et al. 2002).
Como uma das funções metabólicas do tecido adiposo, encontramos a mobilização dos lipídios armazenados que é iniciada pela ação de agentes lipolíticos secretados na ocorrência de substratos energéticos. Estes predominam sobre os processos de lipogênese, que tem como primeira etapa a sintetização nos adipócitos de ácidos graxos a partir daglicose sanguínea. Em seguida vem a lipidogênese, estocagem dos ácidos graxos sintetizados ou trazidos pela alimentação, sob a forma de triglicérides. E por fim, a lipólise, liberação no sangue de ácidos graxos, utilizáveis pelas outras células do organismo com fins energéticos. (Martini, 98).
Lipólise (oxidação de ácidos graxos) e lipogênese (Síntese lipídica) são duas funções metabólicas dos...
tracking img