Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Defina Sinapse elétrica e quimica:

As sinapses elétricas possuem transferências diretas de íons por junções do tipo gap – são conexões bidirecionais e bem rápidas. Os canais iônicos quase quetocam-se formando uma espécie de canal único denominado conéxon (formado por proteínas conexinas). Estas sinapses elétricas são abundantes nas células da glia, células musculares, células epiteliais ecardíacas.Já as sinapses químicas são mais complexas e necessitam de um maquinário apropriado para que realizem sua função, caracterizamos: um botão terminal (membrana pré-sináptica), mitocôndrias,vesículas contendo neurotransmissores. Uma fenda sináptica que separa a membrana pré-sináptica da membrana pós-sináptica: essa fenda possui cerca de 200-300A (20-50nm) e fibrilas que facilitam ainteração entre o neurotransmissor e seu receptor tanto na membrana pré como na pós-sináptica. As sinapses químicas são mais complexas, mais elaboradas, como podemos observar, com conduções mais lentas eduradouras comparadas às sinapses elétricas.

2- Defina o que é Neurônio, sua função e do que ele é Constituído.
O neurônio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso. Oneurônio é constituído pelas seguintes partes: corpo celular, o núcleo celular, dendritos (prolongamentos numerosos e curtos do corpo celular, receptores de mensagens), axônio (prolongamento quetransmite o impulso nervoso vindo do corpo celular) e telodendritos.

3- O que são neurotransmissores ?
Neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células nervosas com afunção de biossinalização. Por meio delas, podem enviar informações a outras células. Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no órgão ou músculo alvo.

4- Oque são Neuropeptídeos ?
Neuropeptídeos são basicamente peptídeos(cadeias de aminoácido) usados para comunicação intercelular, podendo funcionar como hormônios ou neurotransmissores (vamos focar...
tracking img