Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FISIOLOGIA DO ESTRESSE: A DOENÇA DO SÉCULO XX
PHYSIOLOGY OF STRESS: A DISEASE OF THE TWENTIETH CENTURY
Bruno Pandelo Brugger
Fabiana Ribeiro dos Santos
Fernanda Pyramides do Couto
Rafaella Gevegy Negrão
Resumo: O estresse é uma reação do organismo causado por alterações psicofisiológicas que ocorrem quando a pessoa se confronta com uma situação difícil. O estresse pode ser causado poragentes externos e internos, podendo ser positivo: o eustresse e, negativo: o diestresse, que é o estresse propriamente dito, causador de doenças. O estresse pode ser sensorial ou físico, psicológico ou infeccioso, compreendendo as fases de alerta, defesa ou resistência e exaustão, onde ocorre a ação de vários hormônios, podendo ocasionar várias doenças, tais como a depressão e o câncer. As exigênciasimpostas às pessoas pelas mudanças da vida moderna e, conseqüentemente, a necessidade de ajustar-se a tais mudanças, acabaram por expor as pessoas a uma freqüente situação de conflito, ansiedade, angústia e desestabilização emocional. O estresse surge como uma conseqüência direta dos persistentes esforços adaptativos da pessoa à sua situação existencial e nem sempre é um fator de desgasteemocional e físico, e sim, é um mecanismo natural de defesa do organismo.
Palavras – chave: Estresse; Diestresse; Eustresse; Fisiologia.
Abstract:Stress is a reaction of the organism caused by psychophysiological changes that occur when a person is faced with a difficult situation. Stress can be caused by external agents and internal, can be positive: eustress and negative: the estrus, which is thestress itself, causing disease. Stress can be sensory or physical, psychological or infection, comprising the stages of alert, defense or resistance, and exhaustion, where the industrial action of various hormones and can cause various diseases such as depression and cancer. The requirements imposed on people by the changes of modern life and, consequently, the need to adjust to such changes,eventually exposing people to a common situation of conflict, anxiety and emotional instability. The stress arises as a direct consequence of the persistent efforts of the individual adaptive to their existential situation and is not always a factor of emotional distress and physical, but it is a natural defense mechanism of the organism.
Keywords: Stress; Eustress; Distress; Physiology.

1 INTRODUÇÃO(Stefânia)
As exigências impostas à população pelas mudanças da vida moderna e, conseqüentemente, a necessidade de ajustar-se à tais mudanças, acabaram por expor as pessoas à uma freqüente situação de conflito, ansiedade, angústia e desestabilização emocional. O estresse surge como uma conseqüência direta dos persistentes esforços adaptativos do indivíduo à sua situação existencial. O estressenem sempre é um fator de desgaste emocional e físico, e sim, é um mecanismo natural de defesa do organismo. Recebem-se os estímulos internos e externos através do sistema nervoso e dependendo da forma com que esses estímulos são enfrentados poderão provocar alterações psicológicas e biológicas negativas, podendo levar ao estresse crônico (FAVASSA; ARMILIATO; KALININE, 2005).
Em 1992, a OrganizaçãoMundial de Saúde, a OMS, chamou o Estresse de "a doença do século 20" (SOUZA et al., 2002). Atualmente, o estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado uma epidemia global que não mostra sua verdadeira fisionomia. Na verdade, sequer é uma doença em si: é uma forma de adaptação e proteção do corpo contra agentes externos ou internos (BAUER, 2002).
As doenças que atingem o serhumano agora são aquelas caracterizadas pelo acúmulo lento e progressivo de danos. Recentemente, uma série de trabalhos médicos confirmaram a importância do estresse nas doenças do coração, de pele, gastrointestinais, neurológicas e de desordem emocional, e também relacionado a uma série de desordens ligadas ao sistema imunológico, de defesa do organismo, que vão desde o resfriado comum até o...
tracking img