Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FISIOLOGIA III – PROF. ARNALDO MEDEIROS
TRANSCRIÇÃO PARA A 1ª PROVA
AULA 05 (COMPLETA) – 13/03/2012
Aenne Tavares (0 - 4'59s)
Muito bem, doutores! Até agora nós estudamos toda a parte sensorial. Nós estudamos como que o impulso, a percepção do que está ao nosso redor gera o impulso sensorial. Tanto do ponto de vista tátil, quanto do ponto de vista doloroso, visual, os mais diversos aspectosda fisiologia sensorial. O que a gente vai ver agora é o que chamamos de fisiologia motora, que é a resposta motora após esse ‘empute’ sensorial. Então basicamente o que nós vimos até agora foi toda a fisiologia aferente, que é a parte sensorial, e nós vamos ver agora, portanto, a parte eferente, a parte motora propriamente dita. Que é a parte do movimento, de você fazer o movimento. Pra gentecomeçar, normalmente os movimentos humanos são divididos geralmente em 3 tipos de movimentos. Movimentos voluntários, que são aqueles mais complexos, que são feitos com um objetivo, em geral eles são propositais e que com a prática desses movimentos voluntários, chamados movimentos musculares voluntários, eles vão ficando cada vezmelhores, você vai tornando-os cada vez mais eficientes. Além dosmovimentos voluntários, temos os movimentos involuntários ou reflexos, eles são ditos involuntários porque muitas vezes a gente faz sem percebê-los, como o fato da gente piscar, o reflexo patelar. E eventualmente você pode ter os movimentos posturais, mistos que em geral são aqueles movimentos que eles começam voluntários, eles começam por uma decisão de você fazê-lo e depois de você tanto repetir vocêjá nem percebe que está fazendo aquele tipo de movimento. Eu costumo contar sempre a história do mascar chiclete, você começa a mascar chiclete meio de propósito, chega uma hora que você nem percebe mais que está mastigando. E existe na verdade movimentos que começam com intenção de fazer e muitas vezes eles se tornam reflexivos. Mas enfim, o nosso sistema motor, baseado nesses tipos demovimentos, a gente pode dizer que o nosso sistema motor tem uma organização hierárquica. Ele tem um nível mais basal de hierarquia que seria a nível apenas da medula, que é o típico reflexo simples, que você tem, portanto, estímulo sensorial, e que essa fibra sensorial entra na medula pela raiz dorsal, ela interage com o neurônio motor e inervam a musculatura esquelética, que faz o movimento, podemos assimdizer, mais simples dessa história toda.
Ana Flavia (5 - 9'59s)
Portanto digamos que é o movimento mais simples. Além desse reflexo simples, temos o auto comando motor, representado pelo córtex motor primário, que fica no giro pré-central. Também tem a área pré-motora e a área motora suplementar, no lobo frontal. Também temos os núcleos da base, responsáveis em organizar o movimento planejado,que efetivamente queremos fazer. Tem o chamado cerebelo, no controle dos movimentos finos, do nosso equilíbrio postural e obviamente nos núcleos do tronco encefálico, que de certo modo também estão envolvidos no controle do nosso movimento.
O auto comando motor se constitui na prática definindo-se como sendo as grandes vias descendentes, as grandes vias motoras. As grandes vias ascendentes são assensoriais. Portanto, nosso sistema motor propriamente dito, temos partindo lá de cima o córtex motor primário , que tem conexão com os núcleos da base, o cerebelo e vai formar as grandes vias descendentes. Essas grandes vias descendentes vão se interagir com os motoneurônios que vão sair da porção anterior da medula espinhal, no corno ventral , e vai formar os nervos motores, que vão atuar sobrea musculatura estriada, sobre os mm que podem ser agrupados em músculos mais distais e em musculos mais proximais. A musculatura lisa é inervada preferencialmente pelo sistema nervoso autônomo.
A gente tem que começar de algum ponto. Se pensarmos na estipulação sensorial , vimos quando estudamos receptores sensórias presentes nas articulações, que temos os órgãos tendinosos de Golgi. O seu...
tracking img