Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Icesp Promove
Curso: Biomedicina / 3° semestre
Professor: Diógenes
Aluna: Thais Cristine

ESPIROMETRIA

A primeira troca na fisiologia respiratória é a ventilação, ou respiração queé o fluxo de ar entre a atmosfera e os alvéolos, para tanto, um único ciclo respiratório consiste em uma inspiração seguida por uma expiração.
A espirometria é a medida da quantidade de ar inspiradoe expirado expressa em litros. Os fisiologistas e clínicos avaliam a função pulmonar de uma pessoa medindo quanto ar a pessoa move durante a respiração em repouso, e depois em esforço máximo.
Oexame consiste em realizar a inspiração e a expiração, que são registradas por um aparelho chamado espirômetro que mede o volume de ar que se move a cada respiração, transformando-os em valores numéricose em gráficos, muito importantes para avaliar a capacidade pulmonar de uma pessoa.
Quando uma pessoa é conectada ao espirômetro e seu nariz é fechado com um grampo, o trato respiratório da pessoa e oespirômetro formam um sistema fechado. Quando a pessoa inspira o ar move-se do espirômetro para dentro dos pulmões no qual se registra um gráfico em um cilindro que gira, move-se para cima, e quandoa pessoa expira, o ar move-se dos pulmões de volta para o espirômetro e no registro move-se para baixo.
O ar movido durante a respiração é dividido em quatro volumes pulmonares: Volume Corrente (VC):que é medido a partir de uma inspiração e uma expiração também normal, Volume de Reserva Inspiratório (VRI): o indivíduo inspira normalmente e após isto ele inspira forçadamente, promovendo umacréscimo de ar nos pulmões, Volume de Reserva Expiratório (VRE): é o volume de ar medido após uma inspiração normal mediante um esforço expiratório máximo e Volume Residual (VR): é o volume de ar quepermanece nos pulmões, mesmo após uma expiração forçada.
Os volumes pulmonares variam consideravelmente com a idade, o sexo, a altura e o peso, e assim os médicos usam algoritmos com base nesses...
tracking img