fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto













FUNÇÕES QUE O MÚSCULO ESQUELÉTICO PODE DESEMPENHAR









Classificação dos músculos quanto à sua função

Os músculos podem ser classificados em cinco categorias quanto à sua função:
Agonistas;
Antagonistas;
Sinergistas;
Estabilizador;
Neutralizador.

1. Os músculos agonistas  são os agentes principais na execução de um movimento. Geralmente sãoos músculos que se contraem ativamente, sendo que além daqueles que produzem movimentos, também são considerados agonistas os que se contraem para permitir a manutenção de uma postura. Um exemplo de músculo agonista é o glúteo médio no movimento de abdução da coxa.
O papel do agonista  quando um músculo sofre uma contração com encurtamento, diz-se que ele é agonista para as ações articularesresultantes. Por exemplo, o tríceps do braço é um agonistas para a extensão do cotovelo. Alguns músculos são agonistas para mais de uma ação numa dada articulação; muitos tem uma ou mais ações sobre cada uma de duas ou mais articulações que eles por acaso atravessam. O bíceps do braço, por exemplo, é agonista para a flexão do cotovelo e supinação rádio-ulnar, e, além disso, é agonista para váriasações da articulação do ombro, devido a sua inserção proximal por duas cabeças da escápula.O agonista causa um movimento, algumas vezes, é denominado músculo principal do movimento.

2. Os músculos antagonistas  são aqueles que possuem ação anatômica oposta à dos agonistas, seja para regular a rapidez ou a potência desta ação. Usualmente os antagonistas são músculos que não estão se contraindo eque nem auxiliam nem resistem ao movimento, mas que passivamente, principalmente em atletas mais experientes e habilidosos, se relaxam permitindo a maior facilidade do movimento (Bompa, 1993). Um exemplo de músculo antagonista é o adutor magno na abdução da coxa.
O papel do antagonista  um antagonista é um músculo cuja contração tende a produzir uma ação articular exatamente oposta a uma açãoarticular dada de outro músculo especificado.Um músculo extensor é, potencialmente, antagonista de um músculo flexor. Assim, o bíceps do braço é antagonista do tríceps do braço com relação à extensão do cotovelo, e do músculo pronador redondo com relação a pronação rádio-ulnar. O bíceps do braço não é antagonista do músculo braquial, pois ele não se opõe a nenhum movimento para o qual o braquial sejaagonista. O antagonista tem o potencial de se opor ao agonista, mas geralmente se relaxa enquanto o agonista trabalha.Quando o agonista se contrai ao mesmo tempo que o antagonista, ocorre uma co-contração.

3. Os músculos sinergistas  os quais podem ser conceituados como sendo os músculos que se contraem ao mesmo tempo dos agonistas, porém não são considerados os principais responsáveis pelomovimento ou manutenção da postura.
O papel do sinergista  é um termo usado por alguns autores para determinar o papel dos músculos agonistas secundários. A desvantagem deste termo é que, embora indique que um músculo está em ação, não especifica como essa ação ocorre.
Ações agonistas, antagonistas e sinergistas

A classificação anatômica das ações musculares ocorre quando o músculoatua sozinho, sua fixação proximal é estabilizada (por outros músculos ou pelo peso corporal), e a fixação distal move-se em movimento de cadeia aberta com uma contração concêntrica contra a gravidade ou muito leve resistência.Assim não é surpreendentes que as definições agonistas,antagonistas e sinergistas não sejam constantes para os músculos mas variam com a movimentação e as forças impostas queocorre em função.

4. Músculo estabilizador  Músculo que estabiliza uma parte do corpo contra uma determinada força.

5. Músculos neutralizador – Músculo que previne ações acessórios, indesejados que normalmente ocorrem quando um agonista desenvolve uma tensão.

FUNÇÕES DO MÚSCULO


1. Motor primário e motor secundário.

Quando músculo se contrai e acarreta o movimento de um...
tracking img