Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual é a importância da bainha de mielina? Ao conjunto dessas dobras múltiplas denomina-se bainha de mielina e as fibras são chamadas de fibras nervosas mielínicas.Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso. A bainha de mielinha não é contínua, pois ela apresenta intervalos reguladores, formando os nódulos de Ranvier.A bainha de mielina esta presente somente nosvertebrados. A sinapse é dada pelo final do axónio de um neurónio, ao dentrito ou corpo celular de outro neurónio e a sua composição é 70% lipídios e 30% proteínas.
Qual é a importância do reflexo de extensão cruzada? - Ao mesmo tempo que ocorre o reflexo de retirada, haverá extensão do membro oposto ao estímulo nocivo (reflexo flexor).
- Esse padrão de resposta desloca o corpo inteiro para longe doestímulo doloroso, equilibrando-se.
- Mecanismo neuronal: junto ao padrão flexor, haverá decussação do estímulo com conexões polissinápticas com estimulação contralateral dos músculos extensores.
- Comparado ao reflexo flexor, o reflexo de retirada extensora possui um período mais longo de pós-descarga devido a circuitos reverberativos.
Quais seriam os tipos de fibras musculares esqueléticas 3)predominantes em um maratonista, um velocista e um halterofilista?. TIPO I – Já está bem estabelecido pela ciência que essas são as responsáveis pelo desempenho dos atletas fundistas (maratonistas, ciclistas de estrada, nadadores de longa distância e etc.) Carregam muitas mitocôndrias (as usinas de energia) e a enzima (acelerador metabólico) SDH, são volumosas e possuem altos níveis de mioglobina, quedão a sua coloração vermelha, razão de outro nome a elas atribuído: fibras vermelhas.
Essas características dão a elas um alto poder de carreamento de oxigênio e a base da maioria das funções motoras do organismo humano. Mesmo em atividades anaeróbias essas fibras são recrutadas pois em qualquer situação as três fontes de energia (aeróbia, anaeróbia lática e alática) estão envolvidos, havendo sim,uma predominância para uma ou para outra conforme o movimento

Qual é a relação entre os sistemas nervoso e muscular?

Na verdade, todos os sistemas orgânicos trabalham juntos, uns mais do que outros, mas todos eles estão interrelacionados. É desejável que os sistemas nervoso e muscular trabalhem em harmonia. Quando tudo está bem, eles estão assim. Nesse estado de harmonia é que o ser humanoobtém o máximo de rendimento, pois o sistema neuro-muscular é a mola-mestre do corpo humano.

O que é uma contração isométrica? Dê um exemplo.
A contração isométrica refere-se a uma ação muscular a qual não ocorre mudança no comprimento do músculo, uma contração estática. Uma contração isométrica, exemplificando, pode ser qdo vc carrega um peso, que está pesado, o músculo está contraindo mas elenão está se movimentando. Pensa no exercício bíceps rosca mas vc vai levantar o halter ate seu braço ficar com 90 de flexão e vc vai manter esse peso por um tempo. Isso é uma contração isométrica.
Qual é a função do sistema cardiovascular e respiratório 1) e como eles se relacionam?A função do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio (hematose), mas também ajuda aregular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água. Os componentes são nasofaringe, laringe, traquéia e os pulmões.

A inspiração e a expiração são processos passivos do pulmão já que ele não se movimenta, isso fica a cargo do diafragma, dos músculos intercostais e da expansibilidade da caixa torácica, que garante a conseqüente expansão do pulmão graças à coesão entre pleura parietal(fixa na caixa torácica) e a pleura visceral (fixa no pulmão).

O ar inspirado(ou seja, o que entra), rico em oxigênio, passa pelas vias respiratórias, sendo filtrado, umedecido, aquecido e levado aos pulmões. No íntimo pulmonar o oxigênio do ar inspirado entra na circulação sanguínea e o dióxido de carbono do sangue venoso é liberado nos aovéolos para que seja eliminado com o ar expirado....
tracking img