Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Ciências biológicas 2º série
Professor:




Trabalho de Fisiologia











Académicos:

















Purina (Outros Neuromoduladores)

Alguns moduladores importantes não são peptídeos.A purina e os nucleotídeos da purina (trifosfato de adenosina ATP) e nucleotídeos (adenosina) atuam como neuromoduladores nossistemas nervosos ventral,autônomo e periférico. As substâncias que atuam como neurotransmissores também podem funcionar como neuromoduladores.
Em alguns casos, um transmissor se liga a receptores, no neurônio pré-sináptico que os liberou, e, por conseguinte, regula sua própria liberação.

Gás (Oxido nítrico NO)

O (NO) é um transmissor para as sinapses entreneurônios motores inibitórios do sistema nervoso entérico da célula musculares lisos gastrointestinais e atua como neuro transmissor também no sistema nervoso central.
É pouco utilizado, por não ser empacotado em vesículas sinápticas, nem liberado por exocitose,é extremamente permeante,e simplesmente,difunde-se de seu local de produção para as células vizinhas.A enzimas (NO) sintase catalisa a produçãode (NO)como produto da oxidação da arginina a citrulina,esta enzimas tem o estimulo através do aumento do Ca++ citosolico.
O (NO)alem de atuar como neurotransmissor,atua como molécula transdutora de sinais celulares (células neuronais e não neuronais)como do músculo liso vascular.
Uma de suas funções como moléculas transdutora de sinais é regular a guanilil ciclase,a enzima produtora do monofosfato de guanosina (GTP)
O (NO) se fixa a um radical heme na guanilil ciclase solúvel e estimula,intensamente do cGMP nas células – alvo,podendo estimular múltiplos processos celulares.

Aminas Biogênicas Transmissoras

Entre as aminas que podem atuar como neurotransmissores incluem-se a morepnefrina,a epnefrina e a dopamina,a serotonina e a histamina.
A dopa nina a momorepnefrina, aepnefrina e a histamina, partilham de uma mesma via Biosintética, que começa com o aminoácido tirosina. A tirosina é convertida em L - dopa pela enzima tirosina hidroxila se. AL - dopa é convertida em dopamina por uma descarboxilase especifica.Nos neurônios adrenérgicos,outra enzima a dopamina b-hidroxilase,converte a dopamina em norepinefrina.A norepnefrina é o transmissor primário para os neurôniospós- ganglionares simpáticos.A células cromafins,na medula supra-renal,adicionam um radical metila a norepnefrina para produzir o hormônio epnefrina.
Neurônios contendo altas concentrações de dopamina são proeminentes nas regiões mesencefalicos conhecidas como substâncias negras e tegmento ventral. Alguns dos axônios desses neurônios terminam no corpo estriado, onde participam do controle dosmovimentos complexos. A degeneração das sinapses dopaminérgicas, no corpo estriado, ocorre na doença de Parkinson, podendo se a causa principal dos tremores musculares e da rigidez que caracterizam essa doença.
Neurônios contendo serotonina (5-hidrixitriptamina) estão presentes em altas concentrações em determinados núcleos situados no tronco encefálico. Os neurônios serotoninérgicos podem participar datemperatura, da percepção sensorial, do desencadeamento do sono e do controle do humor.
Os neurônios serotoninérgicos forma implicados no comportamento agressivo de determinadas espécies animais.
A histamina esta presente em determinados neurônios do hipotálamo. A função desse neurônio, presumivelmente histaminérgicos ainda não é conhecido.
Síntese de Acetilcolina
Acetilcolina é produzidapela condensação da acetil coenzima A (acetil C ou A) e colina. A enzima colina-o- acetiltransferase, encontrada nos neurônios motores e catalisa essa reação na verdade os neurônios motores e seus axônios são algumas das poucas células capazes de sintetizar a acetilcolina. A acetilcolina também tem participação central no sistema nervoso autonômico, ela é transmissora para todos os neurônios...
tracking img