Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiologia
2- A saliva desempenha um papel importante na manutenção dos tecidos bucais, uma vez que exerce um efeito de limpeza arrastando substâncias alimentares e microorganismos patogênicos que se não fossem removidos, contribuiriam com o surgimento de cáries dentais, infecções e deterioração dos tecidos. Além disso, ela também possui enzimas proteolíticas e anticorpos protéicos que destroemas bactérias bucais.

3- Deglutição: é um processo complicado principalmente por que a faringe atua a maior parte do tempo para a função da respiração.
Dividida em três fases:
1. Fase oral: voluntária que começa com o processo da deglutição.
2. Fase faríngea: involuntária, sua função é passar o alimento pela faringe até o esôfago.
3. Fase esofagiana: involuntária, consiste passagemdo alimento para o estomago.
Fase oral ou voluntária: quando o alimento esta pronto para ser deglutido, ele é voluntariamente comprimido ou empurrado para a faringe, como uma conseqüência da elevação do assoalho da língua o que pressiona o palato mole.De agora em diante o processo da deglutição passa a ser totalmente automático, em geral não podendo mais ser interrompido.
Fase faríngea dadeglutição: quando o bolo alimentar penetra na parte posterior da boca e da faringe, estimula áreas receptoras especiais da deglutição que estão situadas em torno da aberturada faringe.Os impulsos gerados nesta área se dirigem até o tronco encefálico onde desencadeiam uma resposta que é uma serie de contrações musculares automáticas da faringe.Com isso ocorre o movimento peristáltico faringiano queresulta na elevação da epiglote seguindo da elevação do palato mole, fechamento da nasofaringe e abertura do esfíncter esofagiano superior.
•        Todo este processo dura menos que 1 segundo.
Fase esofágica ou esofagiana da deglutição: na esôfago o 1/3 proximal é formado por músculo estriado esquelético, e apartir deste ponto se tem apenas musculatura lisa até os esfíncter externos do reto queé constituído de músculo estriado esquelético.
•        A principal função do esôfago é a de conduzir rapidamente o bolo alimentar para o estomago.
•        Os movimentos esofágicos são organizados única e exclusivamente para transportar o bolo alimentar para o estomago.
•        Em condições fisiológicas normais o esôfago exibe dois tipos de movimentos:
o     Movimentoperistáltico primário: e simplesmente a continuação da onda peristáltica que se iniciou na faringe e se estendeu para o esôfago.No caso de esta onda peristáltica não conseguir transportar todo o conteúdo do bolo alimentar para o estomago surgem às ondas peristáltica secundarias.
o     Movimento peristáltico secundário: é um reflexo ao alimento retido esôfago, que distende as paredes doesôfago.Estas ondas persistem até que todo bolo alimentar chegue ao estomago.
•        Após os movimentos esofágicos tem-se a abertura do esfíncter esofagiano inferior, após a chegado da onda peristáltica ocorre o relaxamento receptivo deste esfíncter, o que permite que ocorra a propulsão do alimento para o estomago.
•        O esfíncter esofágico superior é muito importante também, pois nãopermite que o alimento volte após sua entrada no esôfago.
O alimento tem de passar rapidamente para o estomago assim as chances de uma contaminação por microorganismos diminui drasticamente, pois quando o alimento chega ao estomago seu pH diminui radicalmente para cerca de 2,5 a 3,0 o que mata quase todos os microorganismos.

4- Gastrina - Gastrina é um hormônio produzido pelas células G,distribuídas em todo o tubo digestivo, porém em maior densidade, localizadas no fundo das glândulas gástricas. É um hormônio que estimula a secreção de Suco gástrico no estômago.É também fundamental para o crescimento da mucosa gástrica e intestinal.O suco gástrico é composto por ácido clorídrico, renina e pepsinogênio-pepsina.

HCL - Tem como funções tornar o pH ácido, amolecer o bolo alimentar,...
tracking img