Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1: Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga
1. Aponte as principais características do pensamento mítico.
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essências da realidade em que vive: a origem do mundo, funcionamento da natureza, origem do povo bem como seus valores básicos. O mito caracteriza-se pelo modo que essas explicações são dadas, significandoum discurso imaginário ou ficcional. As lendas e mitos são produtos de uma tradição cultural e folclórica. A forma de explicar a realidade é o apelo ao sobrenatural, ao mistério, ao sagrado e à magia.
2. Contraste essas características com algumas das principais características do pensamento filosófico-científico.
No pensamento filosófico-científico a forma de explicar a realidade é baseadaem causas naturais, no próprio mundo e não fora dele numa realidade inacessível e misteriosa.
3. Em que sentido e por que razões pode-se dizer que o pensamento filosófico científico rompe com o pensamento mítico no contexto da Grécia antiga por volta do séc. VI a.C.?
A partir da invasão da Grécia pelas tribos dóricas, começam a surgir as cidades-Estado, nas quais haverá uma participação políticamais ativa dos cidadãos e uma progressiva secularização da sociedade. O surgimento de uma nova ordem econômica baseada em atividades comerciais e mercantis faz o pensamento mítico deixar de satisfazer com as necessidades da nova organização social.
4. Por que o pensamento mítico passa a ser considerado insatisfatório?
As colônias gregas no mar Jônico eram cidades cosmopolitas, onde reinava umcerto pluralismo cultural, com presença de diversas línguas, tradições, cultos e mitos. O caráter da explicação mítica teria se enfraquecido no confronto entre os diferentes mitos e tradições, revelando-se no fato de que cada povo tinha sua forma de ver o mundo, suas tradições e seus valores.
5. Qual a principal característica da escola jônica, considerada decisiva para o desenvolvimento dopensamento filosófico-científico?
A tentativa dos primeiros filósofos da escola jônica será buscar uma explicação do mundo natural baseada essencialmente em causas naturais, que consistirá assim no naturalismo da escola.

Capítulo 2: Os filósofos pré-socráticos
1. Qual o sentido e a importância da contribuição dos filósofos pré-socráticos para a formação e o desenvolvimento da tradição filosófica?Os pré-socráticos foram os primeiros pensadores que, nas cidades gregas da Ásia Menor por volta do séc. VI a.C.,procuraram desenvolver formas de explicação da realidade natural, do mundo que os cercava, independentemente do apelo a divindades e a forças sobrenaturais. É nesse sentido que dizemos que os filósofos pré-socráticos romperam com a tradição mítica, e é por isso também que denominamosseu pensamento de naturalista, por visar explicar a natureza (physis) a partir dela própria, entender os fenômenos com base em causas puramente naturais.

2. Como se caracteriza a distinção entre a escola jônica e as escolas italianas?
A escola jônica caracteriza-se pelo interesse pela physis, pelas teorias sobre a natureza. A escola italiana caracteriza-se pela visão do mundo mais abstrata,menos voltada para explicação naturalista da realidade, prenunciando o surgimento da metafísica e da lógica.

3. Em que sentido se destaca o pensamento dos pitagóricos e qual a sua especifidade no contexto dos pré-socráticos?
Para os pitagóricos o número é a aché, o princípio universal, porque dele resultaria todas as demais, sem contudo perder a unidade com o número primordial, porque tudo é um,ou a adição a esse ou a não-adição a esse um. Pode-se constatar através do numero uma proporção em todo o cosmo, o que explicaria a harmonia do real garantindo o seu equilíbrio. Os pitagóricos tiveram grande importância também no desenvolvimento da matemática, sobretudo na geometria.

4. Quais os principais argumentos de Parmênides e dos monistas contra Heráclito e os mobilistas? Como você...
tracking img