Fisiologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB












EMBEBIÇÃO DE SEMENTES
E SUPERÇÃO DE DORMÊNCIA
Prática I













Vitória da Conquista – Ba
22/11/11


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

.








EMBEBIÇÃO DE SEMENTES
E SUPERÇÃO DE DORMÊNCIA
Prática I
















Vitória da Conquista – BA22/11/2011

1. Introdução

A germinação é um fenômeno biológico definido como a emergência e o desenvolvimento das estruturas essenciais do embrião, manifestando a sua capacidade para dar origem a uma plântula normal, sob condições ambientais favoráveis.
No processo germinativo ocorre uma sequência de eventos fisiológicos influenciados por fatores externos (ambientais) e internos (dormência,inibidores e promotores da germinação) às sementes: cada fator pode atuar por si ou em interação com os demais.Dentre os principais fatores que afetam a germinação pode-se citar: luz, temperatura, disponibilidade de água e o oxigênio. A água é o fator que mais influencia o processo de germinação, com a absorção de água, por embebição, ocorre a reidratação dos tecidos e, consequentemente, a intensificaçãoda respiração e de todas as outras atividades metabólicas, que resultam com o fornecimento de energia e nutrientes necessários para a retomada de crescimento por parte do eixo embrionário.Por outro lado, o excesso de umidade, em geral, provoca decréscimo na germinação, visto que impede a penetração do oxigênio e reduz todo o processo metabólico resultante.
A velocidade de absorção de água variacom a espécie, com o número de poros distribuídos sobre a superfície do tegumento, disponibilidade de água, temperatura, pressão hidrostática, área de contato, forças intermoleculares, composição química e qualidade fisiológica da semente.O movimento da água para o interior da semente é devido tanto ao processo de capilaridade quanto de difusão e ocorre do sentido do maior para o menor potencialhídrico.Assim sendo, a embebição é essencialmente um processo físico relacionado às características de permeabilidade do tegumento e das propriedades dos coloides que constituem as sementes, cuja hidratação é uma de suas primeiras consequências.
Por definição, uma semente quiescente é aquela que inicia e completa o processo germinativo quando não há insuficiência de fatores do ambiente ou, segundoBaskin&Baskin [2], é aquela capaz de germinar na maior amplitude possível de fatores do ambiente físico, considerando-se os limites impostos pelo seu genótipo. Entretanto, há muitos constatou-se que algumas sementes não germinam mesmo quando colocadas em condições ambientais aparentemente favoráveis. Tais sementes - denominadas dormentes -apresentam alguma restrição interna ou sistêmica àgerminação, restrição esta que deve ser superada a fim de que o processo germinativo ocorra.

1.1. Quebra de dormência em sementes
Se por um lado, a dormência das sementes se apresenta vantajosa para a perpetuação das espécies, ampliando a possibilidade de estabelecimento de novos indivíduos ou colonização de áreas por distribuir a germinação no espaço e no tempo (Kigel e Galili, 1995; Carvalho eNakagawa, 200) por outro, pode trazer desvantagens, principalmente considerando a exploração vegetal.
A agricultura tradicional atual é facilitada quando as práticas culturais podem ser aplicadas de forma contínua e uniforme. Para isso, há necessidade de uniformidade de desenvolvimento entre as plantas da mesma cultura, o que se inicia na germinação das sementes e na emergência das plântulas.Portanto, um determinado lote com sementes dormentes poderá resultar em campos de produção irregulares, com plantas em diferentes estágios de desenvolvimento. (Ferreira e Borguetti (orgs.), 2004) Nesse caso, a dormência é desvantajosa. Sendo assim torna-se necessário a aplicação de alguns métodos de superação de dormência em sementes, que serão descritos a seguir.
Agentes mecânicos: Não é difícil...
tracking img