Fisiologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A água é uma das mais importantes substâncias do planeta e o solvente ideal para a ocorrência dos processos bioquímicos, e foi em um sistema aquoso que ocorreu a evolução da vida.
Uma forma de se estudar as relações hídricas das plantas é considerar que o movimento da água através do solo para o interior das raízes, seguido do movimento no interior das plantas e por fim a sua saídapara o exterior na forma de vapor, são processos fortemente interligados. Assim, existiria um contínuo de água desde o solo até a atmosfera através da planta que permitiria tratar o movimento da água como um sistema análogo ao do fluxo elétrico num sistema condutor, podendo portanto ser descrito de uma forma análoga à da Lei de Ohm (Kozlowski & Pallardy, 1997).
Os tecidos metabolicamenteativos das plantas em crescimento, a água constitui 80 a 95% da massa, enquanto os tecidos lenhosos alcançam 35 a 75%.
Certas plantas são tolerantes a dessecação, que possam experimentar conteúdo de água de somente 20% e sementes secas possam conter de 5 a 15%. Nestas condições ambas estão metabolicamente inativas, e só reassumem o seu metabolismo após a absorção de uma quantidade considerável deágua, quanto menor quantidade de água que o solo possuir mais difícil será a sua reativação metabólica.
A água é absorvida do solo, movimentando-se através das plantas e boa parte é perdida para a atmosfera em forma de vapor (transpiração), sendo liberado em maior quantidade em dias bastante ensolarados em poucas horas, e a outra parte é armazenada na planta.
Em plantas mesófilas (plantasadaptadas a ambientes com relativa disponibilidade de água no solo e na atmosfera) a quantidade absorvida de água será menor, transpirando mais e armazenando menos. Já em plantas xerófilas (adaptadas para ambientes secos) irá se transpirar menos e armazenar uma grande quantidade relativa de água absorvida. A água e armazenada nos vacúolos e protoplasma (90 a 95%) e paredes (5 a 10%).
No caso do movimentoda água nas células vegetais, o mecanismo de osmose envolve a combinação de, por um lado, a difusão de moléculas simples de água através da bicamada lipídica da membrana; e por outro lado, de fluxo em massa através de pequeníssimos poros de dimensões moleculares cheios de água (Taiz & Zeiger, 1998).
Entre os recursos que a planta necessita para a sua sobrevivência a água é a mais abundante,porém é a mais limitante, portanto a distribuição da vegetação e a produtividade agrícola é controlada a partir da disponibilidade de água em um devido solo.
A água é imprescindível como reagente ou substrato de importantes processos como a fotossíntese e a hidrólise de amido em açúcar em sementes germinando. Historicamente, a água foi essencial para o surgimento da vida aeróbica da terra, quesão os mais evoluídos. A disponibilidade de água para as sementes é diretamente relacionada com a germinação e emergência. A redução progressiva, do potencial hídrico, gera tendências de redução na velocidade e na porcentagem de germinação assim como no desenvolvimento inicial de plântulas.
A água tem também um papel importante como doadora de elétrons para o fluxo acíclico na fotossíntese, mastambém é essencial na eliminação ou desintoxicação de formas de oxigênio reativo, como O2- E H2O, que foto inibem a planta, dificultando-o.
Outras funções da água estão relacionadas ao movimento de produtos orgânicos da fotossíntese,à locomoção de gametas no tubo polínico para a fecundação e como meio de transporte na disseminação de esporos, frutos e sementes para muitas espécies.
Toda aimportância da água no sistema solo-planta-atmosfera está diretamente relacionada às características químicas das moléculas.
A disponibilidade de água e de energia radiante, junto com a temperatura, são importantes fatores físicos do ambiente a governar a distribuição das espécies vegetais na Terra. Na agricultura, a disponibilidade hídrica é um dos grandes fatores que condicionam a produtividade e o...
tracking img