Fisiologia vegetal básica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiologia Vegetal Básica

Fisiologia da Condução de Seiva O sistema de condução demateriais pelos corpos dos seres vivos, deve garantir a distribuição de nutrientes e retirada de substâncias tóxicas das células dos tecidos de todo organismo. Nos vegetais, a condução de seiva tais como,soluções salinas e soluções açucaradas, é realizada através dos sistemas de vasos, que se distribuem ao longo do corpo das traqueófitas. A distribuição de seiva bruta ou inorgânica (água e sais minerais)é realizada pelos vasos de xilema ou lenho. A distribuição de seiva elaborada ou orgânica (água e açúcares) é realizada pelos vasos de floema ou líber.

O Mecanismo da Condução de Seiva Bruta ouInorgânica O transporte da seiva bruta ou inorgânica é realizado em duas etapas, apresentando um transporte horizontal e um transportevertical de ascensão de seiva. O transporte horizontal de seiva ocorre desde os pêlos absorventes da epiderme, até os vasos de xilema. A ascensão da seiva ocorre até as folhas, onde ocorrem os fenômenos dafotossíntese e da transpiração.

A melhor explicação para a ascensão de seiva bruta nos vegetais é a teoria da coesão tensão transpiração ou teoria de Dixon, que está baseada no fato de as folhasexercerem uma força de sucção que garante a ascensão de uma coluna de água pelo corpo do vegetal, conforme ocorre a transpiração. Nos vasos condutores de xilema, existe uma coluna contínua de água,formada por moléculas de água, fortemente coesas, ligadas por pontes de hidrogênio.
Além da força de coesão das moléculas de água, estas estão fortemente aderidas às paredes dos vasos de xilema. Conformeocorre a saída de água na forma de vapor através das folhas, existe um movimento da coluna de água através dos vasos, desde as raízes até as folhas, pois estão coesas e submetidas a uma força de...
tracking img