Fisiologia, teste de cooper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades e Horas Previstas.

Primeira Etapa: organização, preparação e execução do teste de Cooper.

O teste de Cooper é uma prova exigente onde a distancia e o tempo sugerido procura provocar o Maximo da capacidade física, respiratória e cardiovascular de uma pessoa até levá-la a um ponto Maximo de esgotamento.

Método Cooper

Criado em 1968, pelo médico e preparador físico Kenneth H.Cooper, o teste de Cooper, ou teste dos 12 minutos, tinha como intuito inicial verificar o nível de condicionamento físico dos soldados das Forças Armadas norte-americanas.
O avaliado devera caminhar ou correr sem interrupção durante 12 minutos, sendo registrada a distancia. A forma ideal de execução do teste, em termos de velocidade de deslocamento, será aquela onde o avaliado mantenha umavelocidade constante durante todo o teste.

Benefícios fisiológicos:
Aumento da eficiência dos pulmões; aumento da eficiência do coração; aumento do volume total do sangue; aumento no tamanho dos vasos sanguíneos; melhora a tonicidade muscular; transforma peso gordura em peso muscular.

Protocolo

O teste foi ministrado num campo de futebol com medida total de 350m, o avaliado fez umaquecimento geral e exercícios de flexibilidade em 5minutos e depois foi instruído a correr o mais rápido possível em 12 minutos, no qual deu 8 voltas ao redor do campo
No final o avaliado realizou exercícios de solturas com finalidade de acelerar o relaxamento da musculatura.

Calculo:
VO2max = ( distancia percorrida(metros) – 504.9)/44.73 = VO2 em ml 1/(kg.min)

Materiais usados para odesenvolvimento do teste:

Cronometro;
O campo de futebol;
Aparelho de medir Pressão Arterial.

Desenvolvimento do Teste.

Nome: Lindomar.
Idade; 30 anos
Peso. 75 kg.

No campo de futebol, foi mensurada a pressão arterial do avaliado, 11/07, na qual estava normal, também foi medida a freqüência cardíaca, na carótida por um minuto, obteve 15 batimentos.
Então ele correu numa velocidade media,dando 15voltas ao redor do campo, em 12 minutos
Depois foi medido novamente a FC- 18 batimentos, e mensurado novamente a PA 12/07.
Manteve o ritmo da velocidade desde o inicio da corrida, durante o esforço respirou de forma normal, sem ser forçada, nem ofegante, permitindo a entrada do oxigênio necessário para a realização do esforço.

Calculo:
Antes do teste:
PA = 11/07
FC =12x10 = 120bpm

Após o teste
PA = 12/07
FC = 18x10 = 180 bpm.

VO2max = 2.800m – 504.9 ÷ 44.73 = 51.3100 mls/kg/min.

Segunda Etapa: Analise dos Resultados.

De acordo com o resultado, o avaliado teve sua capacidade aeróbia excelente.
Do ponto de vista fisiológico, o teste contribuiu para o desenvolvimento da resistência, melhorando o sistema cardio – respiratório e circulatório, a nível muscular,permitiu também a adaptação do aparelho locomotor a um maior nível de exigência do que a prevista pela simples ação do cotidiano.

Terceira Etapa: Escreva um texto dissertativo, explicando os mecanismos envolvidos nas alterações observadas.

Quando mediamos o consumo maior de oxigênio durante o exercício, sabemos que mais células musculares estão contraindo e consumindo oxigênio. Todas ascélulas consomem oxigênio para converter a energia dos alimentos em ATP, o que faz com que o consumo de oxigênio aumente durante o exercício.
Para receber e usar o oxigênio é preciso gerar ATP para que aconteça a contração muscular. As fibras musculares dependem de dois fatores:
- Um sistema para levar o oxigênio da atmosfera para as células musculares;
- Mitocôndrias para realizar os processos detransferência de energia aeróbica.
O consumo Maximo de oxigênio (potencia aeróbico Maximo) é determinado ou influenciado por diversos fatores relacionado com o sistema cardiovascular e com a musculatura esquelética.
No sistema cardiovascular distingue o volume sanguíneo, a contratilidade do miocárdio, a hipertrofia cardíaca, a resistência total periférica e freqüência cardíaca máxima, enquanto...
tracking img