Fisiologia sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA NERVOSO

1) Quais os principais subsistemas que formam o sistema nervoso?
1 – Um eixo sensorial que transmite sinais das terminações nervosas sensoriais periféricas para quase todas as partes da medula espinhal, do tronco cerebral, do cerebelo e do córtex;
2 - um eixo motor que conduz sinais neurais, com origem em todas as áreas centrais do sistema nervoso para os músculos eglândulas de todo o corpo;
3 – um sistema integrador que analisa a informação sensorial, a armazena na memória, para um uso futuro e que utiliza tanto a informação sensorial como a armazenada na determinação das respostas apropriadas.

2) Quais órgãos do SNC integram as reações neurais?
Reações neurais mais simples são integradas a nível da medula espinhal, incluindo efeitos do tipo de retirada dequalquer parte do corpo do campo de ação de estímulo doloroso, e de reflexos que encurtam os músculos sempre que estiverem estirados em excesso e, até mesmo, de sinais que produzem os movimentos de marcha, sob condições adequadas. Reações mais complexas do sistema nervoso, como as de controle da postura e do equilíbrio, bem como as do controle da respiração e da circulação, são integradas á nível dotronco cerebral. As funções ainda mais complexas do sistema nervoso, como os processos de pensamento, armazenamento de memórias, determinação de atividades motoras complexas etc. são todas integradas no cérebro. O cerebelo atua em íntima associação com todas as outras partes do sistema nervoso central, participando na coordenação de todas as funções motoras sequenciais.

3) Conceitue sinapse ecite sua formação.
A unidade básica de controle do sistema nervoso é a sinapse, onde os sinais passam das fibrilas terminais de um neurônio para a célula neural seguinte. A sinapse é formada por um botão sináptico, situado na extremidade da fibrila neural, e a membrana superficial do neurônio seguinte, onde encosta o botão sináptico. Esse botão sináptico secreta uma substância transmissora que atuasobre a membrana e que pode ser tanto excitatória quanto inibitória, o que permite que sinais que cheguem possam produzir excitação ou inibição do neurônio seguinte.

4) Como são organizados os neurônios?
Os neurônios do sistema nervoso central são organizados em vários tipos de circuitos, sendo os mais importantes os seguintes:
1. Circuito divergente, que permite a estimulação de muitosneurônios por um único sinal que chega; cada um dos neurônios estimulados vai, por sua vez, estimular muitos outros neurônios. Por exemplo, a estimulação de um grande neurônio do córtex motor do cérebro pode, algumas vezes, fazer com que 15.000 fibras de um musculo periférico contraiam.
2. Circuito convergente, onde sinais oriundos de diversas origens cerebrais devem atuar, a um só tempo, sobre omesmo neurônio, para que este entre em atividade. Por exemplo, alguns dos neurônios do cérebro que participam na análise de sinais aferentes necessitam, não apenas dos sinais sensoriais, originados na periferia mas, também, de sinais controladores simultâneos, oriundos de outras partes do cérebro, antes que ocorra a reação.
3. Circuito reverberatório, formado por série de neurônios que transmitemsinais por via circular. Isto é, um neurônio estimula outro neurônio, em seguida, outro e outro e assim por diante, até que o sinal retorne ao neurônio inicial. Dessa forma, o sinal percorre o circuito, ou “reverbera”, até que o neurônio fatigue. Contudo, enquanto o circuito reverbera, também envia sinais para outras partes do cérebro e para o sistema muscular, causando estimulação prolongada. Porexemplo, as contrações musculares que produzem a respiração são o resultado complexo de reverberação no centro respiratório do tronco cerebral.

5) Como o sistema nervoso realiza as funções do corpo?
O sistema nervoso é o sistema que sente, que pensa e que controla em nosso organismo. Para realizar essas funções, ele reúne as informações sensoriais vindas de todas as partes do corpo –...
tracking img