Fisiologia da respiração
Acadêmica de fisioterapia-UFSM

Inspiração e Expiração
• Inspiração: CR envia estímulos através dos nervos frênico e intercostais para contração do diafragma e músculosintercostais externos(2seg). Diafragma abaixa e as costelas elevam-se aumentando a caixa torácica e diminuindo a pressão interna, forçando o ar externo entrar nos pulmões.
INspiração=intercostaisEXternos

#

EXpiração= intercostais INternos

• Expiração: relaxamento(3seg) do diafragma (eleva-se) e mm intercostais internos (abaixam costelas). Diminuindo o tamanho da caixa torácica eforçando o ar sair dos pulmões.

Inspiração e Expiração

Diafragma eleva-se Diafragma abaixa

MMs.

Transporte de gases respiratórios
• O transporte de gás oxigênio está a cargo da hemoglobina,proteína presente nas hemácias. Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de gás oxigênio, formando a oxi-hemoglobina.
Transporte do O2

Transporte de gases respiratórios
• Nosalvéolos pulmonares o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sangüíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar (processochamado hematose).

Transporte de gases respiratórios
• Nos tecidos ocorre um processo inverso: o gás oxigênio dissocia-se da hemoglobina e difunde-se pelo líquido tissular, atingindo as células. Amaior parte do gás carbônico (cerca de 70%) liberado pelas células no líquido tissular penetra nas hemácias e reage com a água, formando o ácido carbônico, que logo se dissocia e dá origem a íons H+ ebicarbonato (HCO3-), difundindo-se para o plasma sangüíneo, onde ajudam a manter o grau de acidez do sangue. • Cerca de 23% do gás carbônico liberado pelos tecidos associam-se à própria hemoglobina,formando a carboemoglobina. O restante dissolve-se no plasma.

Transporte de gases respiratórios
• Transporte do CO2

ácido. Carbônico

Bicarbonato

Transporte de gases respiratórios
•... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Fisiologia respiratória. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fisiologia-Respirat%C3%B3ria/967978.html

MLA

"Fisiologia respiratória" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fisiologia-Respirat%C3%B3ria/967978.html>.

MLA 7

"Fisiologia respiratória." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fisiologia-Respirat%C3%B3ria/967978.html>.

CHICAGO

"Fisiologia respiratória." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fisiologia-Respirat%C3%B3ria/967978.html.