Fisiologia respiratória

Páginas: 8 (1773 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
REFLEXOS RESPIRATÓRIOS

Um sistema complexo controla a respiração em função das necessidades metabólicas. Este sistema é capaz de manter os gases do sangue arterial dentro dos limites apropriados, mesmo em circunstâncias fisiológicas extremas, como o esforço físico muito intenso ou a estadia em grandes altitudes, e num grande número de situações patológicas.
A respiração é controlada peloSistema Nervoso Central, e divide-se em dois sistemas de regulação: a respiração voluntária, regulada pelo córtex, e a respiração automática (involuntária), regulada pelos centros respiratórios do bulbo raquidiano. A regulação da respiração pode ser nervosa, química ou mecânica e consiste em respostas integradas com receptores, que recebem a informação e enviam-na para os centros respiratórios, e emseguida coordenam a informação e ativam ou inibem a ação dos músculos da respiração, responsáveis pela ventilação.

REFLEXO DE APNÉIA: Apnéia significa a suspensão involuntária ou voluntária da respiração. Essa situação pode demorar vários segundos e a pessoa só volta a respirar quando um reflexo do organismo consegue reabrir a passagem do ar.
A forma involuntária é como acontece, porexemplo, na apnéia do sono, que significa a ocorrência de no mínimo cinco paradas respiratórias por hora de sono, acompanhadas de sintomas como ronco e sonolência excessiva durante o dia. O ronco é a tradução sonora indicando que há uma diminuição ou estreitamento da via aérea durante a passagem do ar. Se esse estreitamento torna-se severo, então ocorre o fechamento ou colapso da faringe, resultando naapnéia.
Existe também uma prática chamada mergulho livre em apnéia, na qual o mergulhador retém o ar nos pulmões durante toda a imersão.

APNÉIA PREVENTIVA: Na deglutição, quando o alimento chega à altura da faringe, é necessária a exclusão da via respiratória através da apnéia. Isto ocorre também durante o vômito e o refluxo. A este tipo de apnéia denomina-se de preventiva.

REFLEXO DEDEGLUTIÇÃO: O Sistema Respiratório, durante seu funcionamento normal, compartilha com o sistema digestivo de um trecho das vias aéreas. Em um ciclo respiratório o ar penetra pelas narinas ou pela boca, dirige-se à faringe, passando pela laringe e penetrando na glote, traquéia e pulmões. O alimento quando deglutido é desviado da glote e traquéia sendo dirigido ao esôfago em momento de inibiçãorespiratória, ou seja, apnéia. Esse movimento se dá por estímulos eferentes do nervo laríngeo que provocam o reflexo de fechamento glótico pela adução total das pregas vocais. Sendo assim, mecanismos de proteção envolvidos no ato da deglutição livram os pulmões e vias aéreas inferiores da presença de alimentos. E ainda assim se esses mecanismos falharem a tosse será um eficaz mecanismo de defesa.

REFLEXODE OCLUSÃO LARÍNGEA: A função dos músculos intrínsecos e extrínsecos da laringe permite a deglutição, a respiração, a tosse e a fala. O reflexo de fechamento da glote é um dos mais essenciais à vida, nele a laringe e o osso hióide movem-se superiormente e anteriormente no pescoço com a contração dos músculos extrínsecos, o que vai auxiliar na inversão da epiglote no intuito de oclusão da viaaérea. Simultaneamente há aumento na atividade dos músculos adutores das cordas vocais auxiliado pelos músculos constritores da laringe que promovem o fechamento da glote.

REFLEXO EXPIRATÓRIO: Paredes bronquiolares colapsadas pela deflação (diminuição) torácica estimulam terminais nervosos proprioceptivos, resultando em posterior inspiração

REFLEXO DE ESPIRRO : O espirro é uma reação involuntáriado organismo humano a presença de partículas ou micróbios que causam irritação, como poeira, pólen, acaros, virus, bacterias e fumaças. O mecanismo do espirro ocorre quando o nervo trigeminal localizado no nariz, identifica a substância irritante e envia essa informação ao bulbo. Como resposta ocorre a contração do tórax e do abdomen, e enchimento de ar pelos pulmões, fazendo com que o ar saia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia Respiratória
  • Fisiologia Respiratória
  • fisiologia respiratoria
  • FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA
  • Fisiologia respiratória
  • Fisiologia respiratória
  • fisiologia respiratória
  • Fisiologia Respiratória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!