Fisiologia reprodutiva feminina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiologia Reprodutiva feminina



O trato reprodutivo feminino é formado pelos ovários, útero e pelas trompas de Falópio. Os ovários são análogos aos testículos masculinos e possuem duas funções: oogênese e a secreção dos hormônios sexuais femininos (progesterona e estrogênio)

O ovário apresenta três zonas:

- Córtex: é a camada mais externa e a maior. É revestida por epitéliogerminativo, e contém todos os oócitos, cada um dos quais inclusos em um folículo. Os folículos ovarianos também são responsáveis pela síntese dos hormônios esteroides. Eles atuam para manter o desenvolvimento dos óvulos, e também atuam sobre diversos tecidos alvos, incluindo o útero, as mamas e o osso.

- Medula: É a zona média e contém mistura de tipos celulares.

- Hilo: é a mais interna,através da qual passam os vasos sanguíneos e os linfáticos.

O folículo ovariano individual é a unidade funcional dos ovários e desempenha diversas funções:

- Fornece nutrientes para o oócito em desenvolvimento;

- Libera o oócito no tempo devido (ovulação);

- Prepara a vagina e as trompas de falópio para ajudar na fertilização do óvulo por um espermatozoide;

- Prepara o revestimentointerno do útero para a implantação do óvulo fecundado e mantém a produção de hormônios esteroides para o feto (no caso de ocorrer fecundação) até que a placenta possa assumir essa função.












Oogênese

A ovogênese ou oogênese  é um processo através do qual podemos perceber uma sequência de eventos ocorridos para formar ovócitos maduros a partir de ovogônias. Esteprocesso começa antes mesmo do nascimento, sofre uma interrupção ao nascer onde todos os oócitos estão paralisados em prófase I, e é retomado na puberdade, estendendo-se até a fase da menopausa, onde cessa permanentemente a menstruação.

Por volta de oito anos a hipófise começa a secretar progressivamente mais e mais hormônios gonadotrópicos, o que culmina no início dos ciclos sexuais mensaisentre os 11 e 15 anos de idade; esse início é denominado menarca e esse período da vida das meninas é chamado de puberdade.

A hipófise anterior secreta dois hormônios diferentes, reconhecidamente essenciais para a função dos ovários: (1) o hormônio folículo-estimulante (FSH) e (2) o hormônio luteinizante (LH).

Com o estímulo hormonal de FSH começa o crescimento folicular nosovários, mostrando primeiramente o folículo primordial, que consiste de um ovócito único circundado por uma camada de células da granulosa. A primeira etapa do crescimento folicular consiste no aumento do próprio ovócito e no surgimento de camadas adicionais de células da granulosa; o folículo é designado, então, folículo primário. Algumas semanas antes de a ovocitação ocorrer surgem muitas outrascamadas de células da granulosa, bem como diversas camadas de células tecais ao redor das células da granulosa. As células tecais se originam do estroma ovariano e são estas células que secretam os hormônios ovarianos estrogênio e progesterona. As células tecais e a granulosa secretam um liquido folicular e o acúmulo deste liquido faz aparecer no meio dessa massa de células uma cavidade denominadaantro. Quando o antro aparece o folículo é denominado folículo secundário ou Foliculo de Graaf. Durante esse processo, muitos folículos estão se desenvolvendo ao mesmo tempo, mas apenas um sofrerá maturação, os demais sofreram atresia (involução).

Devido à grande quantidade de estrogênio produzida pelo folículo, deprime-se a secreção de FSH pela hipófise. Concomitantemente à queda de FSH,tem-se um pico do LH, hormônio necessário para o crescimento final do folículo e a posterior ovocitação. A pressão do antro faz com que o folículo se rompa e libere o seu conteúdo denominado ovocitado que contém o ovócito em metáfase II envolvido pela zona pelúcida e corona radiata. A ovocitação ocorre por volta do décimo quarto dia.

Após este evento, a massa de células que permanece no...
tracking img