fisiologia renal

Páginas: 3 (598 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
A organização do capilar glomerular
Nem todo o sangue que passa pelos capilares glomerulares é filtrado. Nos glomérulos, pode ser encontrada uma tripla camada, composta pelo endotélio, pelamembrana basal e pelo podócito. Esta barreira atua na seleção de compostos e moléculas por meio da carga elétrica e pelo tamanho destas partículas. Como esta barreira é carregada negativamente, moléculas oucompostos de mesma carga têm uma maior dificuldade em ganhar o espaço de Bowman.
Quando esta barreira se encontrar comprometida, poderá se instalar no indivíduo um quadro de proteinúria, provocadopor uma perda excessiva de proteínas do plasma, desencadeando uma manifestação generalizada de edema.
No estado fisiológico, é possível encontrar no filtrado glomerular os seguintes componentes:
Água;Íons sódio, potássio e cloreto;
•  Não podem ser encontrados íons cálcio, pois estes se encontram fortemente carreados por proteínas;
Compostos hidrogenados, como a uréia e o ácido úrico;Moléculas orgânicas, tais como a glicose e aminoácidos.
Desta forma, pode-se perceber que a composição do filtrado glomerular é muito parecida com a do plasma sanguíneo, com exceção das proteínas,eritrócitos e ácidos graxos.
As forças que vão interferir na filtração glomerular são as mesmas encontradas em qualquer outro capilar, na sua relação com os demais tecidos. Porém, ao longo do capilarglomerular, há um relativo aumento da pressão coloidosmótica , pois à medida que vai se processando a filtração, a pressão coloidosmótica vai aumentando.
Em algumas situações, esta pressão coloidosmótica podeestar alterada, como pode ser demonstrado em pacientes desidratados, onde esta pressão vai estar aumentada, produzindo uma força que age contra a filtração glomerular.
Existe um conceito, relacionadoà área filtrante dos capilares glomerulares, como se fosse uma medida da permeabilidade capilar dentro do glomérulo. Esta medida pode ser afetada por vários fatores; dentre eles, podem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia Renal
  • Fisiologia Renal
  • Fisiologia renal
  • fisiologia renal
  • Fisiologia Renal
  • Fisiologia Renal
  • Fisiologia renal
  • fisiologia renal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!