Fisiologia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila Fisiologia Humana
Sistema Esquelético ( ósseo )
O Esqueleto é o suporte do corpo, uma armação articulada que permite ao homem realizar movimentos complexos e manter-se ereto. É composto por 206 ossos e são tecidos vivos.

O esqueleto possui 5 funções.
1. Suporte
2. Proteção
3. Movimento
4. Armazenamento
5. Produção

Composição dos ossos:
Os ossos são um tipo detecido conjuntivo e possuem uma matriz de fibras e uma substância fundamental.

As fibras de colágeno são responsáveis pela elasticidade do osso quando este sofre uma tensão e os sais de cálcio depositados na matriz impedem a fratura. *Uma característica única do ossos é que a substância fundamental é calcificada e por isso rígida.

Células ósseas:
Osteoblastos: Responsáveis pelodesenvolvimento ósseo a partir da matriz cartilaginosa. Secreta componentes da matriz orgânica, ou seja, da substância fundamental. Isso não só ocorre na formação como também na remodelagem e reparação.

Osteoclástos: estas células são responsáveis pela reabsorção do osso. Isso ocorre pela liberação de enzimas que digerem a proteína do osso e quebram os sais de cálcio.
Os osteoclástos determinam aresistência e o tamanho dos ossos evitando que eles se tornem demasiadamente grossos e pesados. *Um osso fraturado e cicatrizado irregularmente será retificado em alguns anos.

Osteócitos: Estão envolvidos na manutenção da matriz óssea e participam da reabsorção.
O osteócito maduro não mais participa da formação da matriz óssea.

Sais de cálcio: São depositados nesta matriz orgânica dando ao ossosua propriedade de rigidez.
Para que estes sais de cálcio sejam depositados, antes é necessário que eles se combinem com o fosfato, produzindo o fosfato de cálcio, que depois se converterá lentamente em Hidoxiapatita.

Regulação da deposição:
A deposição pelos osteoblastos é regulada parcialmente pela pressão exercida sobre os ossos, ou seja, quanto maior a pressão, maior a deposição.

Asfraturas são também estimulantes para esta deposição, fornecendo grandes quantidades de matriz para a formação do novo osso.

Tipos de tecido ósseo:
Compacto: O tecido ósseo compacto é denso e forte.
Esponjoso: O tecido ósseo esponjoso possui muitos espaços abertos, o que lhe dá uma aparência esponjosa uniforme, vista a olho nu.

*As placas ósseas formam redes abertas de osso esponjosochamadas trabéculas, com o objetivo de conferir resistência aos ossos.

Classificação dos ossos:
1. Longos (comprimento maior que largura e espessura). Ex: Fêmur
Possuem um corpo (diáfise) e duas extremidades (epífises). A diáfise é composta de osso compacto, portanto mais forte onde o esforço é maior. No interior da diáfise está localizado o canal medular. As epífises são formadas por umnúcleo esponjoso (trabecular) e uma fina camada de osso compacto. As epífises, durante o crescimento, são separadas por um disco cartilaginoso (zona de crescimento ou disco epifisário).

2. Curtos (3 diâmetros semelhantes). Ex: Ossos do Carpo
Possuem forma irregular e apenas uma fina camada de osso compacto revestindo o tecido esponjoso.

3. Planos (comprimento = largura). Ex: EscápulaSão encontrados onde há necessidade de proteção de partes moles ou uma grande área de inserção muscular. Possuem 2 camadas de osso compacto revestindo o tecido esponjoso.

4. Irregulares (forma indefinida). Ex: Vértebras
Possuem a mesma estrutura básica dos ossos curtos e planos, porém forma peculiar.

5. Sesamóides (entre tendões). Ex: Patela
São pequenos e arredondados, encontradosinseridos em tendões. Aumenta a alavanca dos músculos.

6. Pneumáticos (possuem espaços de ar). Ex: Frontal
Possuem câmaras de ar com 3 funções: Tornar esses ossos mais leves, fornecer muco para cavidade nasal e atuar como câmara de ressonância na fonação.

Membranas do osso:
Periósteo: É uma camada de tecido conjuntivo, altamente irrigada que envolve os ossos externamente, exceto nas...
tracking img