Fisiologia humana -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
" A Mão "











Trabalho " A Mão ", apresentado ao Prof. Marquezi, Período

da Noite do Curso de Educação Física da Universidade Cidade

de São Paulo-Unicid.



















Universidade Cidade de São Paulo2011






1. A Mão

A mão humana representa uma evolução em relação aos outros primatas ( polegar opositor ), com ele pode-se tocar a ponta de todos os outros dedos, isso permitiu a nossa espécie desenvolver uma maior habilidade ao manusear e produzir instrumentos, a precisão desses movimentos dos dedos representou uma vantagem evolucionária que beneficiou muito nossa espécie, sendomais longo, é posicionado mais longe dos outros quatro dedos, o que lhe permite opor-se a eles, bem como ter maior rotação.
Nosso dedo polegar pode ser girado contra os dedos, o que permite pegar objetos de diferentes tamanhos com a mesma eficiência e manipulá-los com maior destreza, essa alteração anatômica possibilitou uma ampla variedade de funções
As mãos são instrumentos nasextremidades dos braços e se dividem em 3 partes: carpo, metacarpo e dedos, ela ainda possui um total de 27 ossos principais, sendo oito do carpo, cinco do metacarpo e 14 falanges, mais um número variável de pequenos ossos.
Os músculos das mãos são estriado esquelético, idênticos a quase todos os demais do corpo, com exceção do músculo estriado cardíaco, estes músculos pertencem a três gruposprincipais: os palmares laterais (oponente do polegar, flexor curto do polegar, abdutor curto do polegar), palmares mediais (oponente do mínimo, flexor curto do mínimo, abdutor do mínimo) e intermediários (lumbricais, interósseos, dorsais e palmares).
A musculatura pode ser fortalecida e alongada tal como as demais partes do corpo, já o polegar opositor nos dá força para agarrar e precisão paradesenvolver movimentos sutis.


2.O Sistema Nervoso


Os sistemas sensoriais representam a porção do sistema nervoso relacionado à recepção, transmissão e processamento inicial das informações originadas no próprio organismo ou no ambiente, e que serão utilizadas na organização dos mais variados tipos de resposta.
O sistema neurovegetativo, está relacionado ao controle, instante ainstante, de variáveis fisiológicas como pressão arterial, glicemia, fluxo sangüíneo para diferentes órgãos, secreções glandulares (exócrinas e endócrinas), dentre inúmeras outras não menos importantes.
O sistema motor, que não permita só a locomoção pura e simples, mas que também inclua a
organização de estratégias otimizadas na emissão de movimentos precisos e eficazes.
Tanto acomplexidade morfológica quanto a funcional aumenta à medida que passamos a estudar o papel, na motricidade, de estruturas tais como o tronco cerebral, os núcleos da base e o cerebelo, e finalmente o córtex cerebral.
O sistema nervoso é associado a diferentes aspectos da motricidade, assim podemos dividir os movimentos em três classes: voluntários, reflexos e automáticos. ( Oliveira,2001).Em termos da complexidade em sua organização, os movimentos reflexos estão na classe dos mais simples, enquanto os movimentos voluntários representariam os de maior complexidade.
O movimento voluntário depende de nossa vontade ( andar ), neste ato supõe-se que houve uma intenção, um desejo ou uma necessidade e finalmente o desenvolvimento do movimento, o ato voluntário é sempre aprendidoe é constituído por diversas ações encadeadas.
O movimento reflexo é independente de nossa vontade e normalmente só depois de executado é que tomamos conhecimento dele. O estímulo é captado pelos receptores sensoriais do organismo e levado ao sistema nervoso, podem ser inatos são independentes da aprendizagem e são determinados pela bagagem biológica, portanto, hereditários, quase sempre...
tracking img