Fisiologia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1449 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões sobre Sistema Digestivo (Sistema Digestorio)

01) No tubo 1 existe uma solução contendo células de fígado de boi. Em 2, há uma solução de células extraídas de folhas de bananeira.

Você deseja eliminar completamente todos os constituintes dos envoltórios celulares presentes em ambos os tubos. Para isso, dispõe de três enzimas digestivas diferentes:
C: digere carboidratos em geral.L: digere lipídios.
P: digere proteínas.

Para atingir seu objetivo gastando o menor número possível de enzimas, você deve adicionar a 1 e 2, respectivamente:
a) 1 = C; 2 = P.
b) 1 = L; 2 = C.
c) 1 = C e P; 2 = C e L.
d) 1 = C e P; 2 = C, L e P.
e) 1 = L e P; 2 = C, L e P.

02) Após a digestão das proteínas no sistema digestivo humano, os aminoácidos passam para a corrente sangüínea. ÉCORRETO afirmar que, no organismo, a absorção de aminoácidos ocorre no:
a) estômago
b) fígado
c) intestino delgado
d) intestino grosso

03) A digestão ocorre através da mistura dos alimentos, do movimento destes ao longo do tubo digestivo e da decomposição química de grandes moléculas de alimento para moléculas menores. Considerando-se que o processo químico se diferencia para cada tipo dealimento, é CORRETO afirmar que:
a) no estômago inicia-se a digestão das proteínas, que se finaliza no intestino delgado pela atuação do suco pancreático e secreções biliares.
b) o amido ingerido presente nos pães e nos legumes é decomposto por enzimas presentes na saliva, no suco gástrico e no intestino delgado.
c) a parte não digerida, que são as fibras e restos celulares da mucosa dointestino, é conduzida ao cólon, mantendo-se lá até ser expelida.
d) os ácidos biliares produzidos no fígado atuam diretamente sobre as gorduras permitindo a ação das enzimas gástricas, transformando-as em moléculas menores de ácidos graxos e colesterol.

04) Uma pessoa fez uma refeição da qual constavam as substâncias I, II e III. Durante a digestão ocorreram os seguintes processos: na boca iniciou-sea digestão de II; no estômago iniciou-se a digestão de I e a de II foi interrompida; no duodeno ocorreu digestão das três substâncias. Com base nesses dados, é possível afirmar corretamente que I, II e III são, respectivamente,
a) carboidrato, proteína e lipídio.
b) proteína, carboidrato e lipídio.
c) lipídio, carboidrato e proteína.
d) carboidrato, lipídio e proteína.
e) proteína, lipídio ecarboidrato.

05) Na praça de alimentação de um “Shopping Center”, um jovem casal resolveu lanchar. O rapaz comeu um sanduíche de carne bovina, ovo frito, bacon e queijo e tomou um refrigerante. A moça comeu um pedaço de pizza de rúcula e tomou suco natural.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que indica as corretas.
I. O pão do sanduíche do rapaz começou a ser digeridoquimicamente no estômago.
II. O processo digestivo da refeição da moça teve início na boca, pois era rica em carboidratos.
III. O rapaz necessitou de maiores quantidades de pepsina e tripsina para concluir a sua digestão.
IV. O intestino delgado não é o local que ocorre o final da digestão das proteínas, lipídios e carboidratos.
a) I e III.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) II, III e IV.
e) IIIe IV.

06) O fígado é uma glândula encontrada nos mamíferos com diversas características e funções. Assinale a opção na qual NÃO encontramos uma função ou característica deste órgão.
a) É responsável pela detoxificação do sangue.
b) É um dos responsáveis pela destruição de hemácias velhas.
c) Produz bile, que auxilia na emulsão das gorduras.
d) Está associada à reserva de glicogênio.
e)Secreta o hormônio insulina.

07) Ao ingerir um lanche composto de pão e carne,
a) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da tripsina, e a da carne inicia-se do duodeno, onde as proteínas são quebradas com a ação da bile.
b) a digestão química do pão inicia-se no estômago, onde o amido é quebrado pela ação do suco gástrico, e a da carne inicia-se na boca, com a ação pepsina....
tracking img