Fisiologia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiologia Humana - Revisão

DIGESTÃO

1- O Sistema Digestório Humano

O sistema digestório humano é constituído pelo tubo digestório (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus) e pelas glândulas anexas (glândulas salivares, pâncreas, fígado).
As primeiras etapas da digestão ocorrem na boca, onde se observa a digestão mecânica, pela mastigação einsalivação, realizadas pelos dentes e língua. Observa-se também uma pequena digestão química, pois a saliva contém a amilase salivar, que desdobra o amido em maltose.
O alimento é então deglutido e desce pela faringe e pelo esôfago, impulsionado pelos movimentos peristálticos a fim de alcançar o estômago.
O estômago é um órgão de paredes com musculatura lisa, cuja mucosa é dotada de numerosas células deatividade secretora. O ácido clorídrico e a pepsina (enzima proteolítica) são integrantes do suco gástrico e decorrem da ação glandular de tipos especiais de células diferenciadas.
A entrada do estômago, onde se abre o esôfago, é a cárdia. A saída do órgão, dando acesso ao intestino é o piloro.
Após a digestão do alimento no estômago, o bolo alimentar recebe o nome de quimo. A partir daí, oestômago promove contrações ritmadas no sentido do piloro, e o esfíncter pilórico se abre, permitindo que o quimo passe para o duodeno.
O duodeno é a primeira porção do intestino delgado. A presença do quimo no seu interior estimula algumas células da parede duodenal a produzirem a enterogastrona (atua sobre as células secretoras do suco gástrico, desativando-as), a secretina (estimula o pâncreas aproduzir o suco pancreático e lançá-lo ao quimo) e a colecistocinina (estimula as contrações da vesícula biliar, induzindo-a a ejetar a bile também sobre o quimo, no duodeno).
A bile e o suco pancreático são altamente alcalinos e, assim, neutralizam a acidez do quimo. Além do mais, a bile tem alto poder de emulsão das gorduras. Ela é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar.
O sucopancreático contém enzimas que promovem a hidrólise de proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos. A tripsina e a quimiotripsina são enzimas proteolíticas. Elas digerem as proteínas que não chegaram a ser digeridas pela pepsina, no estômago. As polipeptidases e carboxipeptidases desmembram os polipeptídeos em aminoácidos. As lipases pancreáticas promovem a hidrólise dos lipídios,decompondo-os ácido graxo e glicerol ou em moléculas de monoglicerídios. As nucleases desdobram os ácidos nucléicos, oriundos dos alimentos, em nucleotídeos capazes de serem absorvidos pela mucosa intestinal.
Sob a ação desse conjunto de enzimas digestivas, o bolo alimentar passa ao jejuno e íleo.
Ao longo do intestino delgado, é produzido o suco entérico, que, também, é rico em enzimas proteolíticas,lipolíticas e glicolíticas.
Todos os produtos finais são, então, facilmente absorvidos pela mucosa intestinal.
Durante o seu trajeto pelo intestino delgado, o bolo alimentar se torna líquido, pois recebeu, juntamente com as secreções glandulares, uma boa quantidade de água. Nessa circunstância, ele é conhecido como quilo.
Já no intestino grosso, praticamente não mais haverá a absorção de nutrientes.O intestino grosso tem por função principal a absorção de água e sais minerais do bolo fecal que transita no seu interior.
Perdendo água, o bolo alimentar assume consistência sólida e chega ao reto, onde se acumula até o instante da sua eliminação, no ato da defecação.

RESPIRAÇÃO

A respiração transcorre a um só tempo em dois níveis diversos: a nível celular e a nível de organismo.
Aobtenção do oxigênio pelo organismo a fim de atender às necessidades celulares, chamamos de respiração a nível celular.

1- O Sistema Respiratório Humano

O sistema respiratório compõe-se de: Pulmões e vias respiratórias (cavidades nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos).
As cavidades nasais são dois condutos que correm paralelamente pelo interior do nariz. Nelas o ar é...
tracking img