Fisiologia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho foi pesquisar sobre quatro sistemas, deles: Sistemas Cardiovascular, respiratório, digestório e renal e depois fazer uma discussão sobre uma doença de cada sistema relacionando aos aspectos psicológicos ou psicossociais. Embasadas em todo o estudo realizado anteriormente, permitiu-nos a identificação da importância da intervenção do psicólogo junto coma fisiologia e o entendimento desse no meio.

Palavras chave: Sistemas cardiovascular, respiratório, digestorio e renal, Anatomia, psicossocial e psicológica.

2 Sistema Cardiovascular

A principal função do sistema cardiovascular é levar nutrientes e oxigênio às células. O sistema cardiovascular é um sistema fechado, ou seja, sem comunicação com o exterior, é constituído pelo sangue,coração e vasos sanguíneos, que tem a função de levar sangue, por toda a rede vascular.
Ele apresenta dois tipos de vasos, as artérias e as veias. As artérias são mais resistentes e mais flexíveis que as veias.
Artérias são os vasos que saem do coração e veias são os vasos que chegam até o coração.
O sangue arterial é rico em oxigênio, enquanto o venoso é em gás carbônico.
O coração esta localizadona região central do tórax e, fica protegido pela caixa óssea, que é formada pelas costelas e pelo esterno.

2.1 Discussão de uma doença relacionada ao sistema

Doença: Angina

A angina é uma doença cardiovascular e é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração. Devido à deficiência na irrigação sanguínea, o coração não recebe o oxigênio e nutrientes deforma correta. O coração dói e essa dor é sinal de que o mesmo está recebendo menos sangue do que precisa. Os principais sintomas da Angina são as dores e a pressão no peito, durante uma atividade física a dor se torna mais intensa, e diminuem durante o sono ou o descanso. As dores podem aumentar por influência da temperatura, estresse e estômago cheio.
Para tratar a Angina é necessárioutilizar medicamento receitado pelo médico. Em casos mais específicos, ele pode optar por um tratamento cirúrgico para colocação de pontes nas artérias ou realizar uma angioplastia.

2.2 Aspectos psicológicos ou psicossomáticos da doença

A participação do psicólogo na vida do paciente abrange alguns aspectos.
Sua proposta inicial consiste no convite à reflexão sobre o comportamento e estilo devida habitual, para demonstrar a inter-relação entre os aspectos emocionais e as funções corporais. Introduz o conceito de fatores de riscos psicológicos e sociais da doença coronária, procurando tornar acessíveis esses conhecimentos. O estresse emocional é abordado dentro de uma perspectiva que engloba a elevação, em curto prazo, dos parâmetros fisiológicos. O psicólogo propõe medidas deprevenção, controle do estresse e melhoria da qualidade de vida. São também tratados assuntos relativos às dificuldades habituais de mudar hábitos, atitudes, comportamento e estilo de vida. A ampla experiência clínica com o paciente coronariano possibilita apresentar os mecanismos psicológicos de defesa e fatores de resistência a mudanças de comportamento comumente observadas, o que equivale a abordaraspectos tais como, a dificuldade de abandonar o hábito de fumar, fazer dieta e iniciar a prática do exercício físico.

3 Sistema Respiratório

O sistema respiratório tem como função permitir ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, permitindo concentração de oxigênio necessária no sangue para as reações metabólicas.
A respiração é o processo que leva o ar para dentro dos pulmões,permitindo a oxigenação do sangue, e depois para fora, fazendo a remoção do gás carbônico.
O ar entra no sistema respiratório pelas cavidades nasais, onde é aquecido e umedecido, a seguir ele percorre a traquéia e chega aos pulmões.
A caixa toráxica que envolve os pulmões e o diafragma são os responsáveis pelos movimentos da respiração (inspiração e expiração).
Fossas nasais: são duas...
tracking img