Fisiologia gastrointestinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Estrutura do Trato Gastrointestinal
Constanzo (2011), o trato gastrointestinal está disposto, na seguinte sequência: boca, esôfago, estômago, intestino delgado (incluindo duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso e ânus. Outras estruturas do trato gastrointestinal são as glândulas salivares, pâncreas, fígado e vesicular biliar, todas com funções secretórias. A parede do tratogastrointestinal tem duas superfícies, mucosa e serosa. A superfície mucosa é voltada para o lúmen, e a superfície serosa, para o sangue. As camadas da parede gastrointestinal são do lúmen em direção ao sangue: a camada mucosa consiste da camada de células epiteliais, a lâmina própria, e a muscular da mucosa as células epiteliais são especializadas em executar funções absortivas e secretórias. A lâmina própriaconsiste, primeiramente, de tecido conjuntivo, mas também inclui vasos sanguíneos e os linfáticos. A muscular da mucosa consiste em células musculares lisas; a contratação da muscular da mucosa altera a forma e a área da superfície da camada de células epiteliais. Por fora da camada mucosa fina a camada submucosa, que consiste em colágeno, elastina, glândulas e vasos sanguíneos do tratogastrointestinal. A motilidade do trato gastrointestinal é dada por duas camadas de musculatura lisa, o músculo circular e o músculo longitudinal, que se interpõe entre a submucosa e a serosa. Dois plexos, o plexo submucoso e o mioentérico, contêm o sistema nervoso do trato gastrointestinal. O plexo submucoso (plexo de Meissner) está entre a submucosa e o músculo circular. O plexo mioentérico fica entre omúsculo circular e o músculo longitudinal.

2. Inervação do Trato Gastrointestinal
Constanzo (2011), o trato gastrointestinal é regulado, em parte, pelo sistema nervoso autônomo, que tem o componente extrínseco é a inervação simpática e parassimpática do trato gastro intestinal. O componente intrínseco é chamado sistema nervoso entérico. O sistema nervoso entérico está, inteiramente,contido nos plexos submucoso e mioentérico na parede do trato gastrointestinal; ele se comunica, extensivamente, com os sistemas nervosos simpáticos e parassimpáticos.

3. Características dos Peptídeos Gastrointestinais
Constanzo (2011), os peptídeos gastrointestinais são classificados como hormônios, parácrinos ou neurócrinos. A designação é baseada no fato do peptídeo ser liberado porcélula endócrina ou por neurônio do trato gastrointestinal, e na via que o peptídeo leva para alcançar sua célula-alvo.

4. Hormônios Gastrointestinais
Constanzo (2011), muitos critérios devem ser atendidos para que uma substância seja qualificada como hormônio gastrointestinal: (1) A substância deve ser secretada, em resposta a estimulo fisiológico, e ser carregada na corrente sanguínea atélocal distante, onde vai produzir ação fisiológica; (2) sua função deve ser independente de qualquer atividade neural; e (3) deve ter sido isolada, purificada, quimicamente identificada e sintetizada. Após aplicar esses critérios muitos restritivos, apenas as seguintes quatro substâncias se qualificam como hormônios gastrointestinais: gastrina, CCK, secretina e GIP. Muitos outros candidatos ahormônio, incluindo a montilina, o polipeptídeo pancreáticos o enteroglucagon, satisfazem alguns, mas não todos os critérios.

4.1. Parácrinos
Constanzo (2011), como ocorre com os hormônios gastrointestinais, os parácrinos são sintetizados nas células endócrinas do trato gastrointestinal, mas atuam localmente, atingindo suas células – alvo pela difusão por curtas distâncias. A somatostatina (tantoendócrina, quanto parácrina) é secretada pelas células D da mucosa gastrointestinal, em resposta às reduções do pH luminais. A somatostatina inibe a secreção gástrica de H+. Somada a essas funções no trato gastrointestinal, a somatostatina é secretada pelo hipotálamo e pelas células delta do pâncreas endócrino. A histamina é secretada por células do tipo endócrino da mucosa gastrointestinal,...
tracking img