Fisiologia feminina antes da gravidez e os hormônios femininos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiologia Feminina Antes da Gravidez e os Hormônios Femininos
As funções reprodutoras femininas podem ser divididas em duas fases principais: a primeira, que consiste na preparação do corpo feminino para a concepção e a gravidez, e a segunda, que inclui o período da própria gravidez.
Anatomia fisiológica dos órgãos sexuais femininos
Na metade de cada ciclo sexual mensal, é expelido apenas umóvulo no interior da cavidade abdominal. Esse óvulo segue, então, através das tubas de falópio para o útero; se for fertilizado por um espermatozóide, ocorrerá o desenvolvimento de um feto, com a placenta e membranas fetais, transformando finalmente, em recém-nascido.
Durante a vida fetal, a superfície externa do ovário é recoberta pelo epitélio germinativo. À medida que o feto feminino sedesenvolve, os ovários primordiais diferenciam-se a partir desse epitélio germinativo e migram para a substância do córtex ovariano. A seguir, cada óvulo é circundado por uma camada de células fusiformes do estroma ovariano (o tecido de sustentação do ovário), que assumem características epitelóides, quando passam a ser denominadas células granulosas.
Sistema Hormonal feminino
São três hierarquias dehormônios:
1. Um hormônio de liberação hipotalâmico, o hormônio de liberação das gonadotropinas (GnRH)
2. Os hormônios sexuais da hipófise anterior, o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), ambos secretados em resposta ao hormônio de liberação GnRH do hipotálamo.
3. Os hormônios ovarianos, estrogênio e progesterona, que são secretados pelos ovários emresposta aos hormônios sexuais femininos da hipófise anterior.
Esses vários hormônios não são secretados em quantidades constantes durante todo ciclo sexual mensal feminino, mas em intensidades drasticamente diferentes durante as diferentes etapas do ciclo.
Hormônios Gonadotrópicos e seus efeitos sobre os ovários
As alterações ovarianas que ocorrem durante o ciclo sexual dependem totalmente doshormônios gonadotrópicos, FSH e LH, secretados pela hipófise anterior. Na ausência desses hormônios, os ovários permanecem inativos, como ocorre durante a infância.
Tanto o FSH quanto o LH estimulam suas células-alvo ovarianas ao ligar-se a receptores específicos de FSH e LH nas membranas das células-alvo. Os receptores ativados aumentam a secreção dessas células, e, em geral, seu crescimento eproliferação. Quase todos esses efeitos estimulantes resultam da ativação do sistema de segundo mensageiro do monofosfato de adenosina cíclico no citoplasma da célula, o que, por sua vez, determina a formação da proteinocinase e de múltiplas fosforilações de enzimas-chave que estimulam a síntese de hormônios sexuais.
Desenvolvimento dos folículos Antral e Vesicular
Durante os primeiros dias de cadaciclo sexual mensal feminino as concentrações de FSH e LH aumentam. O FSH provoca o crescimento acelerado de 6 a 12 folículos primários a cada mês.
Antes da ovulação podemos concluir que a cada 28 dias, os hormônios ganadotrópicos da hipófise anterior determinam o início do crescimento de cerca de 8 a 12 novos folículos nos ovários. Um desses folículos, finalmente, torna-se “maduro” e ovula no14º dia do ciclo. Durante o crescimento dos folículos, ocorre, principalmente, a secreção de estrogênio.
Após a ovulação, as células secretoras do folículo que ovulou desencolvem-se no corpo lúteo, que secreta grande quantidade de estrogênio e progesterona. Depois de 2 semanas, o corpo lúteo degenera, de modo que os hormônios ovarianos, estrogênio e progesterona, diminuem acentuadamente , dandoinício à menstruação. Segue-se, então novo ciclo ovariano.
Funções do Estrogênio – Seus efeitos sobre as características sexuais femininas primárias e secundárias
A principal função dos estrogênios consiste em determinar a proliferação e o crescimento celulares dos tecidos dos órgãos sexuais e de outros tecidos relacionados com a reprodução.
Funções da Progesterona
A função mais importante da...
tracking img