Fisiologia do leite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia da Ordenha


A ejeção do leite
Os povos antigos já tinham consciência da importância e da necessidade de estimular o animal para a ejeção do leite. Nas pinturas das cavernas o efeito da estimulação vaginal para a ejeção do leite estava mostrado bem como a importância de manter o bezerro junto a vaca durante a ordenha. E hoje, nas modernas vacas de leite, a estimulação ainda éum fator importante ? Será que com a evolução genética a importância deste fenômeno desapareceu ? Para responder a essas questões, os aspectos biológicos envolvidos na ejeção do leite serão analisados.
Durante a ordenha e no ato de mamar, receptores nervosos existentes na pele da teta, sensíveis a pressão, são ativados. Esta estimulação mecânica emite impulsos para a glândula pituitária,localizada no cérebro, que libera o hormônio oxitocina. Este hormônio é transportado para o úbere através da corrente sangüínea. Na figura 12 está apresentado um esquema do processo do reflexo para a ejeção do leite.



Ejeção do reflexo do leite. Estimulação dos tetos (1), causado pela força da transmissão do impulso via cordão espinhal (2) para a glandula pituitária (3) onde a oxitocina éproduzida e então transportada para o úbere através do sangue (4).

Na glândula mamária, o hormônio provoca a contração das células mioepiteliais que envolve os alvéolos fazendo com que o leite que está no seu interior seja pressionado, fluindo para os dutos condutores e destempera a cisterna, demonstrado na figura abaixo.



Um alvéolo contraído.

O tempo entre o início da estimulação e aejeção do leite ("descida do leite") é em torno de 30 a 60 segundos, mas varia de vaca para vaca e também depende do estágio de lactação em que a vaca está. Este fato também depende do número de vezes em que a oxitocina é momentaneamente secretada e sua liberação ocorre uma vez durante a ordenha. Pesquisas recentes têm no entanto, indicado que a oxitocina é liberada totalmente durante o processode ordenha.
O reflexo da ejeção do leite, incluindo a liberação da oxitocina, pode ser estimulado de muitas maneiras tais como o toque na teta, pela presença ou visão ou audição do bezerro ou pela alimentação durante a ordenha (Figura 14).
O estímulo mais eficiente das tetas para a ejeção do leite é desempenhado pelo bezerro. Uma ótima técnica de ordenha é aquela em que ocorre imediatamenteapós a mamada. O ato de mamar inclui a pré-estimulação, a sucção e a pós-estimulação.
Voltar

O porquê do estímulo na teta?
Pré estimulação
A pré estimulação é em geral o procedimento executado antes da instalação da unidade de ordenha, incluindo o ato de lavar e secar as tetas, sua massagem e a extração dos jatos na caneca de fundo preto para controle visual do leite (mastite). Durante a préestimulação receptores existentes nas tetas são estimulados e o reflexo para ejeção do leite é ativado.

A ejeção do leite pode ser estimulada de diferentes maneiras, tais como a estimulação pelo tato, pela visão ou audição do bezerro, o barulho da ordenhadeira e em alguns casos fornecendo comida concentrada.
Isto resulta na ejeção do leite quando a oxitocina é liberada e conduzida pelacorrente sanguínea até as células mioepiletais fazendo com que estas se comprimam, expulsando o leite. Nos primeiros minutos há um alto fluxo de leite e portanto uma remoção eficiente sendo resultado de uma pré estimulação adequada. Com o início da ejeção do leite, a unidade de ordenha deve ser instalada, a curva do fluxo do leite é normalmente a apresentada na figura abaixo.






Efeitode 1 minuto de pré-ordenha manual estimulando na media a oxitocina (linha vermelha) e o fluxo de leite (linha azul) durante a ordenha. O ordenha começou exatamente no tempo 0: a seta mostra o início da retirada. (Adaptado do Mayer et al J. of Endocrinol, 103:355, 1984).

Quando não há atraso entre o fluxo de leite vindo da cisterna e o fluxo vindo da área dos alvéolos significa que houve um...
tracking img