Fisiologia do envelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiologia da osmorregulação no envelhecimento

Os rins são órgãos fundamentais na manutenção do meio interno. O rim que na fase adulta varia de 230g a 250g e que é proporcional à área corporal do indivíduo, a partir da quarta década diminui de peso, podendo chegar a 180g, cerca de 30% reduzindo assim sua área de filtração glomerular, como também reduzindo suas funções fisiológicas.

Noenvelhecimento renal, que começa na quarta década, as estruturas corticais vão se perdendo progressivamente, enquanto a medula é relativamente preservada. Essas perdas são heterogenias afetando vasos, glomérulos, túbulos e interstício renal em diferentes graus de atrofia, esclerose e hiperplasia. Entretanto essa perda funcional não leva a falência do órgão. Os vasos renais sofrem progressivaesclerose, a partir dos 40 anos, causando a diminuição de sua luz e modificando o fluxo laminar do sangue. Isso levará a um maior depósito de colágeno nas paredes do vaso, que posteriormente levará a diminuição de sua elasticidade.

O número de glomérulos, 800 mil a 1 milhão, se mantém do nascimento até os 40 anos, quando a partir daí começa uma progressiva redução de suas estruturas, restando apenas, nasétima década, cerca de um terço do número de glomérulos iniciais, havendo um aumento da relação entre os esclerosados e os normais: 1 em 10 glomérulos na idade de 80 anos comparados com 1 em 100 no adulto não idoso. Os glomérulos têm seus volumes diminuídos. Eles também têm suas estruturas modificadas pelo esclerosamento, o que inclui a expansão das células mesangiais e um acentuado espessamentoda membrana basal, associada a alterações bioquímicas da mesma. A principal conseqüência dessas alterações é a diminuição da área de filtração e da permeabilidade glomerulares, que por conseqüência diminui o ritmo de filtração glomerular.

Fisiologicamente, de forma gradual, o fluxo plasmático renal diminui de 600 ml/min na 3ª década para 300 ml/min na 8ª década, sendo que um importante fatorpara se levar em consideração quando este parâmetro for avaliado é o declínio do débito cardíaco associado à idade. 13 O ritmo de filtração glomerular (RFG), estimado pela depuração de EDTA, inulina ou creatinina, tem sido mostrado em estudos longitudinais e retrospectivos declinar com a idade. É relatada uma diminuição de 1 ml/1min/1,73 m2 por ano após a 3ª década, sendo esperada uma depuração de50 ml/min na maioria dos indivíduos com 90 anos de idade.

Do ponto de vista de função tubular renal, Miller et al. demonstraram uma progressiva diminuição com a idade da taxa de reabsorção tubular renal de glicose de 358,7 mg/min/1,73m2 na 3ª década para 219,2 mg/min/1,73m2 na 9ª década, sendo linear com a queda do RFG. Experimentos em animais têm demonstrado diminuição da produção de energiapelas mitocôndrias, baixa atividade enzimática da ATPase, queda no consumo de oxigênio e na capacidade de transporte através dos túbulos. 7 Gambaro et al. demonstraram em idosos um aumento na excreção urinária de enzimas, como gama glutamil transpeptidase, enzima conversora de angiotensina e N, acetil beta, D glucosaminidase sem relação com proteinúria, sugerindo, assim, a existência de danotubular independente de lesão glomerular.

Alterações na habilidade de concentração e diluição também são fenômenos documentados em idosos. A depuração de água livre mostrou-se diminuída para 5,9 ml/min no idoso comparado a 16,2 ml/min no adulto; e este prejuízo se manteve mesmo após correção pelo RFG. Mecanismos que expliquem esta deficiência têm sido pouco estudados. O rim apresenta anormalidadena conservação do sódio, talvez relacionada à perda de néfrons, à carga de filtração por néfron ou à diminuição da atividade do sistema renina-angiotensina-aldosterona. A atividade plasmática de renina está diminuída em 30-50% nos indivíduos idosos, havendo uma redução similar nos níveis plasmáticos da aldosterona. Além disso, um prejuízo na secreção de vasopressina e na responsividade das...
tracking img