Fisiologia do beijo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio João Friaza.

Fisiologia do Beijo.

Embu Guaçu, Novembro/11.

Colégio João Friaza.







Fisiologia do Beijo.

Projeto da II Feira de Ciências do Colégio João Friaza realizado no intuito de explicar os efeitos do beijo no corpo humano.
Orientador: Sabrina Gonçalves.
Co – orientador: Julieta Duarte.

Projeto realizado por Mylena Santana, ThabataSuyama, Thalita Domingues e Vitória Cezar.

Índice.
Objetivos e metodologia de pesquisa.................................................................... 4
Fisiologia do Beijo............................................................................................ 6
Curiosidades.................................................................................................... 9
Relatóriosde Experiências................................................................................ 10
Conclusão...................................................................................................... 11
Bibliografia.................................................................................................... 12Anexos.......................................................................................................... 13

Objetivos e Metodologia de Pesquisa.
Há muitas manifestações sobre o beijo, sendo ele uma das maiores demonstrações de afeto utilizado pela sociedade. O tipo de relação existente entre as pessoas que trocam o beijo é definido pela sua intenção, podendo caracterizar uma relação formal, familiar ou amorosa.
Antigamente, não era bem visto um casalse beijar em público, pois o ato era considerado indecente. Já nos dias de hoje, tornou-se uma cena comum de se ver.
Existem vários tipos de beijo, um dos diversos exemplos é o esquimó (esfregar a ponta do nariz no nariz de seu parceiro), um dos mais curiosos e pouco conhecidos é o beijo borboleta (cílios com cílios), etc. Já o beijo francês, é o mais tradicional e popular, conhecido como beijode língua; para realizá-lo, o ser humano movimenta 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua).
“As pessoas não sabem, mas existem diversos tipos de beijo, e beijar é um ato de saúde mesmo!”, diz a especialista terapeuta Cláudya Toledo. Foi comprovado cientificamente que o beijo faz bem à saúde, dando uma sensação de bem estar e prazerosa, pois o organismo libera neurotransmissores (moléculas)responsáveis pelo relaxamento, diminuindo assim, o estresse. Mas não é por isso que deve se exagerar, pois junto com o beijo são passados até 250 vírus e bactérias diferentes, podendo acarretar em algumas doenças, como a gengivite ou hepatite B, até mesmo por que resíduos da saliva do parceiro permanecem na boca do individuo por aproximadamente três dias.
Durante o beijo, as batidas do coração saltamde 70 bpm (batimentos por minuto) para 150 bpm, isso faz com que o coração bombeie um litro de sangue a mais, pois as células precisam de mais oxigênio para trabalhar. Automaticamente a pressão também aumenta, pois os neurônios passam a receber os impulsos nervosos mais rápidos.
O nível de glicose no sangue também se altera, ele aumenta com a liberação do hormônio chamado adrenalina (da paixão),o que acontece no pâncreas, que controla o nível de açúcar no corpo. O mesmo produz dois hormônios que controlam esse tal aumento, que são: insulina (diminui) e glucagon (aumenta).
Portanto, este projeto tem como finalidade mostrar e explicar a fisiologia do beijo, de uma forma dinâmica e objetiva; fazendo com que as pessoas ampliem seus conhecimentos sobre o que acontece no próprio corpo, nomomento do beijo.
Atualmente, a sexualidade é um tema relevante no cotidiano de todos, e causa muita curiosidade e interesse sobre o tema, como o beijo.

No dia da apresentação da II Feira de Ciências do Colégio João Friaza, haverá um cérebro feito de silicone com as partes afetadas pelo beijo destacadas com pisca pisca, este será o material utilizado para a parte da explicação dos estímulos...
tracking img