Fisiologia 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
INTRODUÇÃO 3
TRANSMISSÃO DOS IMPULSOS DAS TERMINAÇÕES NERVOSAS PARA AS FIBRAS MUSCULARES ESQUELÉTICAS: JUNÇÃO NEUROMUSCULAR 4
Anatomia fisiológica da junção neuromuscular- placa motora. 4
Secreção de acetilcolina pelos terminais nervosos 4
Efeito da acetilcolina na membrana da fibra muscular pós sináptica para abrir os canais iónicos 5
Distribuição da acetilcolina liberada pelaacetilcolesterase 6
Potencial de placa motora e excitação da fibra muscular esquelética. 7
Factor de segurança para transmissão na junção neuromuscular, fadiga da junção. 7
ACOPLAMENTO EXCITAÇÃO-CONTRACÇÃO 7
Liberação dos íons cálcio para retículo sarcoplasmático 8
“Pulso” excitatório de ions cálcio 8
DROGAS QUE REFORÇAM OU BLOQUEIAM A TRANSMISSÃO NA JUNÇÃO NEUROMUSCULAR 9
CONCLUSÃO 11BIBLIOGRAFIA 12


Introdução
No contexto de aprendizagem e de avaliação elaboramos este trabalho como forma de nos ajudar, a desenvolver as nossas capacidades mentais e as nossas habilidades no que concerne a flexibilidade e a forma como podemos resolver algumas questões e dúvidas no tema que fomos propostos para investigar que é Excitação do músculo esquelético: Transmissão neuromuscular eAcoplamento excitação – contracção.
Para melhor percepção, o trabalho apresenta-nos algumas imagens que ajuda-nos no esclarecimento e na percepção de certos processos relacionados com o tema. Também no esclarecimento de algumas questões como: quais as drogas que reforçam ou bloqueiam a transmissão na junção neuromuscular; como é feito a junção neuromuscular; como é feita a secreção de acetilcolina pelasterminais nervosas; etc
O trabalho surge no âmbito da cadeira de fisiologia Humana- I, com objectivo geral:
 Caracterizar de forma sucinta a Transmissão neuromuscular e Acoplamento excitação - contracção.
Tendo em vista ao aprofundamento da nossa compreensão sobre a matéria em estudo para se alcançar o objectivo geral definido, foram formulados os seguintes objectivos específicos:
 Descrevera junção neuromuscular;
 Identificar o efeito da acetilcolina na membrana da fibra muscular pós sináptica.
 Descrever as drogas que reforçam ou bloqueiam a transmissão na junção neuromuscular.







Transmissão dos impulsos das terminações nervosas para as fibras musculares esqueléticas: junção neuromuscular
As fibras musculares esqueléticas são inervadas por grandes fibras nervosasmielinizadas que se originam nos grandes neurónios motores, nos cornos anteriores da medula espinhal. Cada fibra nervosa, depois de entrar na fibra muscular, ramifica-se e estimula de três a várias centenas de fibras musculares esqueléticas. Cada terminação nervosa faz uma junção, chamada junção neuromuscular.
Anatomia fisiológica da junção neuromuscular- placa motora.
A fibra nervosa forma umcomplexo de terminais nervosos ramificados que se ivaginam na superfície extracelular da fibra muscular. A estrutura toda é chamada de placa motora. Recoberta por uma ou mais células de schwann que a isolam dos líquidos circunjacentes.
A membrana invaginada é chamada de goteira sináptica ou canaleta sináptica, e o espaço entre o terminal e a membrana da fibra é chamada de espaço sináptico ou fendasináptica. No fundo da goteira encontram se numerosas pequenas dobras da membrana muscular, chamadas de fendas subneurais, que aumentam em muito a área de superfície na qual o transmissor sináptico pode agir.
No terminal axonal há muitas mitocôndrias que fornecem trifosfato de adenosina (ATP), a fonte de energia que é usada para a síntese de transmissor excitatório, a acetilcolina. Aacetilcolina, por sua vez, excita a membrana da fibra muscular. A acetilcolina é sintetizada no citoplasma do terminal, mas é absorvida rapidamente por muitas pequenas vesículas sinápticas, cerca de 300.000, as quais se encontram normalmente nos terminais de uma única placa motora. No espaço sináptico há grande quantidades de enzima acetilcolinesterase, que destrói a acetilcolina alguns milissegundos...
tracking img