Fisio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeitos Adversos e Contra-Indicações
Os efeitos colaterias mais prominentes associados à administração dos agentes β- bloqueadores são diretamente atribuíveis à sua capacidade de bloquear osreceptores β. Embora os agentes β-bloqueadores possam impedir o aumento da frequência cardíaca e do débito cardíaco em decorrência da ativação do sistema nervoso autônomo, esses efeitos podem não serincômodos em pacientes com reserva cardíaca adequada ou marginal. Entretanto, podem ser potencialmente fatais para o paciente com insuficiência cardíaca congestiva. Além disso, como a condição de impulsos nocoração pode ser diminuida por agentes β-bloqueadores, os pacientes com distúrbios de condução, particularmente através do nó atrioventricular, não devem ser tratados com β-bloquadores.
É preciso termuita cautela no uso de agentes β-bloqueadores na doença obstrutiva das vias aéreas, visto que essas drogas promovem maior broncoconstrição. Os β-bloquadores cardiosseletivos têm menos tendências aagravar a broncoconstrição do que os não-seletivos.
Os agentes β-bloquadores potencializam a hipoglicemia ao antagonizarem a mobilização de glicogênio induzida pelas catecolaminas. Por conseguinte, ouso do mesmo em pacientes hipoglicêmicos é perigoso, se houver necessidade de terapia com esse medicamento, deve-se preferir um agente β-bloqueador cardiosseletivo.
Sempre que for instituída umaterapia com β-bloqueadores, o período incial de administração da droga constitui o momento de maior perigo para pacientes asmáticos ou diabéticos insulino-dependentes, uma vez que a maior ruptura doequilíbrio autônomo é observada nessa ocasião. Se não ocorrer toxidade pronunciada durante esse período, as doses subsequentes têm menos tendência a causar problemas.
Embora esses agentes produzam diversosefeitos centrais, não se sabe ao certo se esses efeitos são devidos a um bloqueio dos receptores β centrais. Após a administração de altas doses, os pacientes podem apresentar alucinações,...
tracking img