Fisio Anato e Semio

2645 palavras 11 páginas
fISIOLOGIA, ANATOMIA E SEMIOLOGIA DO sISTEMA RESPIRATÓRIO
Fisiologia e Anatomia
Os pulmões são envolvidos por duas películas chamadas de pleuras. Entre elas existe um líquido lubrificante, de modo que o pulmão pode dilatar-se e diminuir o volume. O pulmão direito tem três lobos e o esquerdo, dois. Como o pulmão esquerdo é menor, há um espaço no tórax, o (mediastino), para alojar o coração.
O pulmão é elástico, mas não se move por si só. Os movimentos de expansão e compressão do pulmão para a entrada e saída do ar são devidos aos músculos intercostais e ao diafragma, sobretudo. O esternocleidomastoideo é usado em situações em que a respiração está dificultada.
Na expiração, o diafragma relaxa e sobe. Os músculos intercostais também relaxam e as costelas “abaixam-se”. O volume do tórax é reduzido acarretando o aumento da pressão interna, sendo maior que a pressão atmosférica, então o ar é expulso do pulmão.
Sobre o transporte de gases respiratórios, a transformação do sangue, antes rico em gás carbônico e depois rico em oxigênio nos pulmões, constitui um fenômeno químico, chamado hematose – processo em que o oxigênio “entra” nas hemácias. Dentro dessas células combina-se com a proteína hemoglobina. A hemoglobina tem a capacidade de se combinar com os gases respiratórios, oxigênio e gás carbônico e, ligado a ela, é transportado por todo organismo, penetrando assim em todas as células.
- Hb + O2 Oxiemoglobina
- Hb + CO2 Carboxiemoglobina
A relação da inspiração/expiração é de 1 para 2 (1/2).
Em cada movimento respiratório normal, movimenta-se um volume de ar que se conhece com o nome de volume corrente (VC) (mais ou menos 500 ml)
Ao final de cada expiração normal (posição expiratória de repouso), ficam nos pulmões cerca de 2300 ml de a, este volume é denominado capacidade residual funcional.
Volume residual (VR) é o volume que ainda permanece no pulmão após uma expiração forçada, é em média 1200 ml.
Volume de reserva inspiratório é o volume extra de ar que pode ser

Relacionados