Fisika

482 palavras 2 páginas
Lista extra de exercícios sobre dilatação térmica- 2º ANO – FÍSICA

1 - Como podemos explicar a dilatação dos corpos ao serem aquecidos ?
2 - Responda os itens abaixo: a Escreva a expressão matemática que nos permite calcular a dilatação linear de um sólido. Explique o significado de cada um dos símbolos que aparecem nesta expressão. b Escreva a expressão matemática que nos permite calcular a dilatação superficial de um corpo. Explique o significado de cada um dos símbolos que aparecem nesta expressão. c Escreva a expressão matemática que nos permite calcular a dilatação volumétrica de um corpo. Explique o significado de cada um dos símbolos que aparecem nesta expressão.

3 - Que fatores influenciam na dilatação que um corpo irá sofrer ?

4 - Conhecendo-se o coeficiente de dilatação linear de um sólido como procedemos para determinar o seu coeficiente de dilatação superficial e volumétrico ?

5 - Duas barras, A e B, de mesmo comprimento inicial, sofrem a mesma elevação de temperatura. As dilatações destas barras poderão ser diferentes ? Explique.

6 - Duas barras, A e B, de mesmo material, sofrem a mesma elevação de temperatura. As dilatações destas barras poderão ser diferentes ? Explique.

7 - O coeficiente de dilatação superficial do ferro é 24 x 10-6 ºC-1. Calcule o seu coeficiente de dilatação volumétrica.

8 - Uma lâmina bimetálica é construída soldando-se uma lâmina de cobre de coeficiente de dilatação linear 17 x 10-6 ºC-1 a uma de zinco, cujo coeficiente de dilatação linear é 25 x 10-6 ºC-1. Na temperatura ambiente (25ºC) a lâmina está reta e na horizontal, como mostra a figura ao lado. Explique o que acontece com a lâmina quando a temperatura aumentar para 60ºC e depois explique o que acontece quando a temperatura baixar para 8ºC.

9 - Um fio metálico tem comprimento de 100m, a 0ºC. Sabendo que este fio é constituído por um material com coeficiente de dilatação térmica linear 17 x 10-6 ºC-1,

Relacionados

  • fisika
    962 palavras | 4 páginas
  • Fisika
    666 palavras | 3 páginas
  • engenharia
    37765 palavras | 152 páginas
  • termodinamica
    37765 palavras | 152 páginas