Fisicos jonios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS FÍSICOS JÔNICOS
O “milagre grego” foi uma explosão da filosofia no mundo helênico. Aparentemente, na Grécia, onde alguns homens se perguntaram “Que é mundo?” e tentaram responder sem apelar paraa intervenção dos deuses. Pode ser situado aí o nascimento do espirito racional e cientifico, já que esses homens não se contentam em observar os fenômenos, mas também procuram suas causas, naturais enão míticas.
Isso aconteceu na jônia, esse mundo não era um império centralizado em torno de um rei de natureza divina. A riqueza das cidades dependia às vezes da agricultura, mas, sobretudo docomércio, este permitia o contato com diferentes reinos. Portanto a circulação de mercadorias permitiu a circulação de ideias e técnicas.
Rejeitando os mitos comumente aceitos, alguns homens irão então ounegar qualquer noção de deus ou, antes, conceber a ideia se um princípio divino abstrato que não os impeça de buscar explicações naturais para os fenômenos que observam. A partir daí, é em Miletoque começam a trabalhar os primeiros físicos gregos: Tales, Anaximandro e Anaximeno.
Partindo de observações acumuladas durante vários séculos, os físicos quiseram então explicar, por meio demecanismos naturais, do que se compõe o mundo – o elemento primeiro da matéria –e como está organizado –a imagem dos cosmos. Então esses primeiros físicos gregos começam a buscar explicações e criam váriasteorias para isso. Em meio a essas teorias, fora a primeira vez que os astros são claramente situados a diferentes distâncias da terra e contribuíram para ter o primeiro esboço da cosmologia que seráelaborada nos anos seguintes e irá se impor durante muito tempo.
PITÁGORAS E O DOGMA DO CÍRCULO
No final de século VI a.C., a Jônia é invadida pelos persas. Eles propiciaram um primeiro contatoentre seus próprios conhecimentos, os dos impérios do Crescente Fértil e os dos indianos, vizinhos próximos dos persas que há tempo vinham desenvolvendo suas próprias concepções acerca da ordem...
tracking img