fisicoquimicacompostosorganicos

763 palavras 4 páginas
Índice
Introdução___________________________________pág.1
O carbono na constituição das substâncias_____ ____ pág.2
Os compostos orgânicos no dia-a-dia da sociedade___ pág. 2
A importância dos compostos orgânicos____________ pág. 2 e 3
Ciclo do carbono_______________________________ pág. 4
Conclusão_____________________________________ pág.5

Introdução
O carbono é um elemento essencial à vida na Terra e entra na constituição de todos os seres vivos. O carbono é o 14º elemento mais abundante. A maior parte das substâncias que constituem as células são compostos de carbono ou compostos orgânicos. Conhece-se milhões de compostos orgânicos (compostos essencialmente por carbono, hidrogénio e azoto) como os hidrocarbonetos, hidratos de carbono, lípidos, proteínas e aminoácidos.
Neste trabalho vou falar um pouco sobre os mais conhecidos compostos de carbono, o ciclo de carbono e a sua importância.
´

O carbono na constituição das substâncias
O carbono é um elemento diferente de todos os outros elementos pois cada átomo de carbono consegue estabelecer quatro ligações covalentes simples com outros átomos.
Há compostos de carbono cujas moléculas são formadas por centenas ou até mesmo milhares de átomos de carbono ligados entre si por ligações covalentes simples, duplas ou triplas. Por esta razão, existe uma grande variedade de compostos com propriedades físicas e químicas diferentes.
Por haver tantos compostos orgânicos, estes foram agrupados em famílias, de acordo com as características comuns que possuem. Temos por exemplo: os hidrocarbonetos, as cetonas, os ácidos carboxílicos ou os lípidos.
Os compostos orgânicos no dia-a-dia da sociedade
Não existem apenas compostos orgânicos na Natureza mas também muitos deles são sintetizados pelo Homem.
Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como combustíveis, plásticos, tintas, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos

Relacionados